• Carregando...
Ditador Nicolás Maduro, durante comício em Caracas, capital da Venezuela
Ditador Nicolás Maduro, durante comício em Caracas| Foto: AFP

Houve uma reviravolta inesperada na noite de terça-feira (30), quando o presidente interino da Venezuela e líder da oposição, Juan Guaidó, tentou revoltar-se contra o regime do ditador Nicolás Maduro. O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse que Maduro estava prestes a fugir da Venezuela e que a Rússia o persuadiu a ficar.

A Rússia nega a afirmação e, na quarta-feira (1º), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse em um telefonema a Pompeo que a "interferência" de Washington era "a mais grave violação da lei internacional", segundo o Ministério do Exterior da Rússia.

"Foi indicado que a continuação desses passos agressivos seria acompanhada de consequências mais sérias", disse um comunicado do Ministério do Exterior que descreve a ligação.

"Somente o povo venezuelano tem o direito de determinar seu próprio destino, razão pela qual é necessário um diálogo entre todas as forças políticas de todo o país, como seu governo há muito pede".

A história ressaltou a batalha pela influência sendo travada entre os Estados Unidos, que apoia firmemente Guaidó, e a Rússia, uma amiga do regime Maduro, sobre a Venezuela.

Mas por que o Kremlin se importa com o que acontece em Caracas? Abaixo, uma síntese que explica por que tanto Moscou quanto Washington estão interessados na situação do país.

O interesse da Rússia é por dinheiro?

Sim, mas não é só isso. O Washington Post noticiou no final do ano passado que a Rússia possui parcelas substanciais de campos de petróleo venezuelanos, que recebeu em troca de garantias de empréstimos na última década. E a Venezuela deu quase metade da Citgo - sua empresa de propriedade integral nos Estados Unidos - como garantia à Rosneft, empresa estatal de petróleo da Rússia.

E "com algo próximo a US$ 20 bilhões em ativos da Rosneft no país, os russos têm preocupações reais de que poderiam perder como resultado de uma mudança generalizada no poder - apesar das garantias da oposição e dos EUA que não seriam o caso", disse Matthew Rojansky, diretor do Instituto Kennan, focado em assuntos russos, ligado ao Wilson Center

Entregas pré-pagas de petróleo para clientes russos também foram usadas para comprar tanques e armas russas para a força de defesa da Venezuela.

Alguns argumentaram que os empréstimos, por não terem sido aprovados pela Assembleia Nacional controlada pela oposição, "não seriam legais sob o estado de direito venezuelano". Esta é a opinião de Moises Rendon, diretor associado e membro associado do Programa das Américas do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais.

"Eles querem permanecer na Venezuela não apenas hoje, mas depois", disse Rendon, ex-analista jurídico do Banco Occidental de Descuento, um importante banco comercial venezuelano, referindo-se aos interesses russos. "Eles querem ter certeza de obter seu dinheiro e seus investimentos estão protegidos."

Então, é sobre dinheiro, energia e forças armadas? E Cuba?

Parte da razão pela qual o governo de Donald Trump e seus apoiadores no Congresso americano se sentem tão fortalecidos quanto a Venezuela é por causa da oposição à Cuba comunista, que apoia a Venezuela.

Mas se a oposição dos EUA a Maduro é uma extensão da oposição dos EUA a Cuba, então, de certa forma, a história está se repetindo? Quando o governo Trump reverteu o descongelamento das relações do presidente Barack Obama com Havana, Cuba voltou a reforçar os laços com a Rússia, aliado da Guerra Fria. Entre os choques econômicos e políticos que definiram a Guerra Fria, talvez o mais famoso tenha sido a crise dos mísseis cubanos na década de 1960, quando a União Soviética colocou mísseis com armas nucleares em Cuba, não muito distante da costa norte-americana. O presidente John Kennedy e o líder soviético Nikita Khrushchev acabaram com a crise.

Mas a leitura de paralelos históricos à crise da Venezuela é muito clara e ignora que não estamos na década de 1960. Como Rendon observou, a Rússia não colocou mísseis com armas nucleares na Venezuela. E o mundo não está dividido entre os Estados Unidos e a União Soviética. "Ter uma coalizão mais ampla é provavelmente mais eficaz", disse Rendon, sugerindo que os Estados Unidos deveriam pedir ao Brasil, à Colômbia, à Argentina e ao Peru que pedissem que a Rússia recuasse.

E há outros países que são, se não mais, relevantes para a Rússia do que a Venezuela.

Então, o que a Líbia e a Síria têm a ver com isso?

"Os modelos sírio e líbio são mais importantes aqui do que o caso cubano de 60 anos atrás", escreveu Rojansky.

Em 2011, uma coalizão liderada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) ajudou rebeldes a expulsar o líder líbio Muamar Kadafi, que foi morto pouco tempo depois. "O caso da Líbia representa exatamente o que a Rússia mais teme - que, se não fizer nada, os EUA usarão o poder militar para derrubar um regime amigo de Moscou", escreveu Rojansky.

Esse medo não é apenas sobre o que aconteceu na Líbia. "Moscou está totalmente preocupada com a noção de que Washington usa seu poder para forçar mudanças favoráveis a ela ​ em todo o mundo, e que mais cedo ou mais tarde a própria Rússia estará na lista de alvos. Os russos se opõem a qualquer mudança no regime de Maduro porque os Estados Unidos apoiam isso fortemente, e por causa do inaceitável precedente que tal mudança pode ter para a própria Rússia e para outros estados mais próximos na Eurásia", disse o especialista.

O caso da Líbia, segundo o pensamento, é parte do motivo pelo qual a Rússia apoiou tanto o presidente da Síria, Bashar Assad. E assim como a Rússia aprendeu com a Líbia que não poderia ter deixado o Ocidente intervir em um país sem que seu líder acabasse morto, o caso da Síria também trouxe seus ensinamentos.

"O modelo sírio sugere que, com um compromisso militar relativamente pequeno e alguma diplomacia ágil, Moscou pode não apenas evitar esse resultado, mas também garantir uma presença duradoura sobre o governo local", escreveu Rojansky.

A Rússia, com toda a probabilidade, não pode lutar na Venezuela como na Síria. A Venezuela está a meio mundo de distância e a Rússia está preocupada com outros lugares. "Mas a um custo relativamente baixo, eles podem fortalecer sua posição de negociação tanto com Washington quanto internamente com os partidos venezuelanos, como enviar um general de alta patente e algumas cargas de aviões e suprimentos", escreveu Rojansky.

Então, é sobre dinheiro, energia, forças armadas, Cuba, Líbia e da Síria?

E os vizinhos da Rússia também. "Mais imediatamente, envolver-se na Venezuela dá ao presidente russo Vladimir Putin a oportunidade de cutucar os EUA", escreveu Andrea Kendall-Taylor, pesquisadora sênior e diretora do Programa de Segurança Transatlântica do Centro para uma Nova Segurança Americana.

"Da perspectiva de Putin, inserir-se no quintal de Washington é o retorno à intromissão dos EUA perto das fronteiras da Rússia", uma alusão à expansão da Otan, a percepção russa do apoio dos EUA a revoluções nas antigas repúblicas soviéticas da Geórgia e da Ucrânia e muitas outras instâncias reais e imaginadas da interferência dos EUA.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]