• Carregando...

A Rússia passará a lançar missões tripuladas de sua nova base espacial a partir de 2018, afirmou neste sábado (28) o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin. "Os primeiros voos tripulados do cosmódromo deverão ocorrer entre 2018 e 2020", disse Putin, na inauguração das obras para a construção da base Vostochny, cerca de 5,8 mil quilômetros a leste de Moscou e a poucas centenas de quilômetros da China.

Atualmente, a Rússia utiliza a base de Baikonur, no Casaquistão, para todas as missões tripuladas e outros lançamentos comerciais. No norte da Rússia, o governo usa um centro menor para lançamentos militares de satélites.

Putin destacou a necessidade "estratégica" de Moscou ter "acesso independente ao espaço". Embora a base de Baikonur fique em uma "nação amiga", continua sendo em outro país, disse o premiê.

A Rússia pretende investir 25 bilhões de rublos (US$ 800 milhões) na construção da base Vostochny, que em 2015 deverá começar a lançar satélites e foguetes de carga para a Estação Espacial Internacional.

O uso da base de Baikonur custa ao governo russo US$ 115 milhões por ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]