• Carregando...
Um avião bombardeiro supersônico de longo alcance russo Tupolev Tu-160 pousa no Aeroporto Internacional de Maiquetia, ao norte de Caracas, em 10 de dezembro de 2018 | FEDERICO PARRA / AFP
Um avião bombardeiro supersônico de longo alcance russo Tupolev Tu-160 pousa no Aeroporto Internacional de Maiquetia, ao norte de Caracas, em 10 de dezembro de 2018| Foto: FEDERICO PARRA / AFP

A Rússia enviou para a Venezuela dois bombardeiros com capacidade nuclear para manobras militares conjuntas entre os dois países. Segundo o Ministério da Defesa venezuelano, esses exercícios servirão para "preparar a defesa do país caso seja necessário". No fim de semana, o governo chavista voltou a aumentar a retórica contra os Estados Unidos, a quem acusa de sabotagem econômica. 

Leia também: Venezuela passa por mais um processo eleitoral, com as mesmas falhas e abstenção ainda maior

Os dois aviões Tu-160 chegaram ao aeroporto de Maiquetía, nos arredores de Caracas nesta segunda-feira, 10, depois de uma viagem de 10 mil quilômetros. Segundo o ministério de Defesa da Rússia, as aeronaves percorreram o espaço aéreo internacional "estritamente" dentro da lei e foram escoltados, em alguns momentos da viagem, por caças noruegueses. 

Os aviões, que foram utilizados nas operações militares russas na Síria, foram acompanhados também de um avião cargueiro An-124 e de um avião de passageiros Il-62. O Tu-160 é capaz de carregar mísseis nucleares e convencionais com um alcance de até 5,5 mil quilômetros. 

Leia também: Otan acusa Rússia de violar acordo antinuclear, EUA suspendem adesão

"Devemos dizer ao povo venezuelano e ao mundo que cooperamos (com a Rússia) em várias áreas e também nos preparando para a defesa da Venezuela até o último palmo de terra caso seja necessário", disse o ministro de Defesa venezuelano, Vladimir Padrino. 

Pilotos da Força Aérea Russa após o pouso do Tupolev Tu-160 em aeroporto internacional da VenezuelaFEDERICO PARRA / AFP

Repercussão

Analistas internacionais acreditam que a manobra russa é um recado a Washington para sinalizar que a Venezuela não está sozinha.  Em entrevista ao jornal The Guardian, Harold Trinkunas, especialista em Venezuela na Universidade de Stanford, disse que o desdobramento foi "muito provavelmente um sinal de apoio ao regime de Maduro, em um momento em que tanto a Rússia quanto a Venezuela estão experimentando crescentes tensões com os Estados Unidos".

O secretário de Estado dos EUA, Michael Pompeo, criticou o governo russo por enviar "bombardeiros do outro lado do mundo" para a Venezuela. 

Leia também: Como a OTAN está se preparando para a nova Guerra Fria?

"O povo russo e venezuelano deveria ver isso pelo que é: dois governos corruptos esbanjando recursos públicos e esmagando a liberdade enquanto seus povos sofrem", escreveu Pompeo no Twitter. 

A Rússia retrucou. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse a repórteres que é "absolutamente inadequado" que Pompeo chame o governo russo de corrupto. 

Os EUA e a União Europeia lideraram um esforço para impor sanções à Venezuela ao tentar isolar o país no cenário mundial. Os EUA acusaram o ditador venezuelano Nicolás Maduro de prejudicar as instituições democráticas em meio à crescente crise política e econômica do país. 

Depois de se encontrar com o presidente Vladimir Putin em Moscou no início deste mês, Maduro disse que conseguiu apoio da Rússia para aumentar a produção de petróleo em 1 milhão de barris por dia, bem como para investimentos em mineração e manutenção de armas e sistemas de defesa. Os investimentos somam, segundo o próprio Maduro, US$ 6 bilhões (R$ 23,4 bilhões).

A última vez em que a Rússia adotou medidas similares de enviar aviões de combate para a Venezuela foi durante a Guerra da Geórgia, em 2008, quando as tensões entre Moscou e Washington cresceram em virtude do apoio americano à ex-república soviética do Cáucaso. 

Leia também: Rússia aumenta influência no Oriente Médio, até mesmo entre os aliados dos EUA

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]