• Carregando...

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, pediu neste sábado ao secretário de Estado americano, John Kerry, que obrigue a Ucrânia a suspender as ações militares e a retirar suas tropas do leste do país.

"A operação no sudeste da Ucrânia levará o país para um conflito mortal entre irmãos", disse Lavrov em uma conversa telefônica com Kerry, informam as agências russas.

Lavrov acusou Kiev de "declarar guerra a seu próprio povo" e disse que o fim da operação antiterrorista lançada por Kiev e a retirada das tropas deve ser "imediata".

Ucrânia iniciou na madrugada da sexta-feira uma ofensiva para retomar o controle de duas fortificações dos insurgentes pró-Rússia na região mineradora de Donetsk: Slaviansk e Kramatorsk.

Além disso, pediu para Kerry ordenar Kiev a libertar os participantes dos protestos pró-Rússia, conforme a anistia estipulada pelos acordos de Genebra.

O chanceler destacou a importância de se aproveitar ao máximo o potencial mediador da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) para garantir o cumprimento desses acordos, conseguir reduzir a tensão e abrir um diálogo nacional na Ucrânia, em particular sobre a reforma constitucional.

"Ainda há possibilidades, com a condição de que exista presença neste processo de representantes de todas as regiões e de que se reprima os terroristas do (grupo ultranacionalista) Setor de Direitas que organizaram uma sangrenta carnificina em Odessa", opinou.

Lavrov se referia à morte de 46 pessoas em Odessa, a maioria no incêndio que ocorreu ontem à noite na Casa dos Sindicatos, quando os insurgentes se refugiaram no prédio após enfrentamentos violentos com os pró-Ucrânia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]