• Carregando...

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, anunciou nesta segunda-feira (25) que Moscou planeja enviar um segundo comboio com ajuda humanitária para o leste da Ucrânia e que espera contar com a concordância do governo de Kiev à iniciativa.

"Ontem enviamos uma nota oficial ao Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia na qual informamos do propósito de preparar um segundo comboio humanitário", disse o chanceler russo em entrevista coletiva .

Ele acrescentou que a parte russa quer "acertar todas as condições" da entrega dessa assistência humanitária, com a participação dos agentes de alfândegas e dos guardas fronteiriços ucranianos.

"Estamos convencidos de que é preciso fazê-lo no curso desta semana", disse Lavrov, justificando esta necessidade com a gravidade da situação humanitária nas regiões orientais da Ucrânia devido às ações militares.

Lavrov expressou sua esperança de que serão tomadas em consideração os "mal-entendidos" que aconteceram durante a tramitação do primeiro comboio humanitário e em desta vez "não haverá atrasos artificiais".

O envio na semana passada pela Rússia de uma coluna de 262 caminhões com ajuda humanitária que entrou no território ucraniano em um setor controlado pelos separatistas pró-Rússia foi considerado por Kiev como uma violação do direito internacional.

O presidente russo, Vladimir Putin, explicou que a decisão de enviar a ajuda sem completar as formalidades se deveu aos impedimentos postos por Kiev à entrega da assistência humanitária.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]