• Carregando...
Joe Biden, presidente dos EUA, não pode mais entrar na Rússia.
Joe Biden, presidente dos EUA, não pode mais entrar na Rússia.| Foto: Lee Jin-man/EFE

A Rússia anunciou neste sábado (21) a proibição da entrada no país do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e outros 962 cidadãos americanos, em resposta às sanções de Washington a Moscou pela chamada "operação militar especial" na Ucrânia.

"Enfatizamos que as ações hostis de Washington voltarão como um bumerangue contra os EUA e serão devidamente rejeitadas", disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, em comunicado anunciando a medida.

Moscou enfatizou que "as contrassanções russas são de natureza obrigatória e visam forçar o regime dominante dos EUA, que está tentando impor ao resto do mundo uma ordem mundial neocolonial baseada em regras, a mudar seu comportamento e reconhecer novas realidades".

"A Rússia não busca o confronto e está aberta a um diálogo franco e respeitoso, diferenciando o povo americano, que sempre gozou de nosso respeito, das autoridades americanas, que incentivam a russofobia, e daqueles que os servem. Precisamente essas pessoas estão incluídas na 'lista negra' russa", acrescentou a Chancelaria.

Biden está na lista, ordenada alfabeticamente em russo, como número 31, seguido por seu filho Hunter.

Entre os altos funcionários americanos sancionados estão o secretário de Estado, Antony Blinken, o secretário de Defesa, Lloyd Austin, e o diretor da CIA, William Burns.

As sanções foram anunciadas logo após Washington informar que Biden promulgou em Seul o projeto de lei que inclui um pacote de ajuda adicional à Ucrânia por quase US$ 40 bilhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]