• Carregando...
Entre as peças com maior possibilidade de atingir a superfície do planeta está a cápsula de retorno que deveria trazer amostras da superfície da lua marciana Phobos | STR / AFP
Entre as peças com maior possibilidade de atingir a superfície do planeta está a cápsula de retorno que deveria trazer amostras da superfície da lua marciana Phobos| Foto: STR / AFP

A sonda russa Phobos-Grunt deve cair na Terra em 15 de janeiro, informou a Roscosmos, a agência espacial da Rússia, que reviu os cálculos sobre sua trajetória. A nave ficou presa na órbita do planeta desde que uma falha após o lançamento, no início de novembro, impediu que ela seguisse viagem para estudar uma das luas de Marte.

Enquanto a Phobos-Grunt não cai, ela continua a ser acompanhada por astrônomos profissionais e amadores de todo mundo. Um deles, o francês Thierry Legault, flagrou em vídeo seu voo descontrolado ao redora da Terra.

Segundo a Roscosmos, entre 20 e 30 pedaços da Phobos-Grunt deverão sobreviver à re-entrada na atmosfera, num total de 200 quilos das mais de 13 toneladas de massa da sonda. Entre as peças com maior possibilidade de atingir a superfície do planeta está a cápsula de retorno que deveria trazer amostras da superfície da lua marciana Phobos e foi desenhada para resistir a uma queda do tipo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]