• Carregando...
Piloto do bombardeiro russo TU-160 sobrevoa o mar do Caribe | Reprodução/Youtube Ministério de Defesa da Rússia
Piloto do bombardeiro russo TU-160 sobrevoa o mar do Caribe| Foto: Reprodução/Youtube Ministério de Defesa da Rússia

A missão dos bombardeiros russos na Venezuela na semana passada guardava um propósito maior: a Rússia está se preparando para estabelecer uma presença militar de longo prazo na Venezuela, segundo fontes ouvidas pelo jornal russo Nezavisimaya Gazeta, um dos mais importantes do país. A agência de notícias russa Tass replicou a informação, mas ainda não há declarações oficiais sobre o assunto.

Segundo militares ouvido pelo jornal, as autoridades russas vão implantar aeronaves estratégicas em uma das ilhas da Venezuela no Mar do Caribe, provavelmente em La Orchila, localizada a 200 quilômetros a nordeste de Caracas, lugar que já foi visitado por especialistas russos e comandantes das Forças Armadas há dez anos, segundo a Tass. As reportagens afirmam que não houve resistência do regime venezuelano quanto à decisão.

"É a ideia certa incluir a Venezuela em missões de aviação de longo alcance", disse à Nezavisimaya Gazeta o coronel Shamil Gareyev, apontando como benefício o fato de que os bombardeiros russos não terão que voltar para a Rússia “todas as vezes” e que não precisarão fazer reabastecimento aéreo enquanto “estiverem em missão de patrulha nas Américas”. De acordo com o jornal, as leis venezuelanas proíbem a instalação de bases militares no país, mas é possível a instalação temporária de aviões de guerra. 

Leia mais: O que significa a chegada de bombardeiros russos à Venezuela

O que está em jogo para a Rússia é a relação com os Estados Unidos, que recentemente suspenderam sua participação no Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF), firmado com a Rússia na época da guerra fria. Um segundo militar ouvido pela Nezavisimaya Gazeta,  Eduard Rodyukov, afirmou que “a chegada dos bombardeiros estratégicos russos Tu-160 à América Central é uma espécie de sinal para [o presidente dos Estados Unidos, Donald] Trump para fazê-lo perceber que abandonar os tratados de desarmamento nuclear terá um efeito de bumerangue". O presidente da Rússia, Vladimir Putin, falou nesta terça-feira (18) que a saída dos EUA do acordo poderia “arruinar toda a arquitetura do controle de armas e de não-proliferação de armas de destruição em massa”.

Para a Venezuela, a presença militar russa em seu território é uma maneira de fortalecer o regime frente a supostos planos de invasão do país, orquestrados, segundo Maduro, pelos Estados Unidos em parceria com Colômbia e Brasil.

Leia mais: Maduro afirma que vai armar milícia bolivariana ‘até os dentes’

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]