• Carregando...
Imagem de arquivo de televisão chilena mostra o presidente Salvator Allende (dir.) e o general Augusto Pinochet durante foro presidencial, no Palácio La Moneda, em Santiago | Stringer / Reuters
Imagem de arquivo de televisão chilena mostra o presidente Salvator Allende (dir.) e o general Augusto Pinochet durante foro presidencial, no Palácio La Moneda, em Santiago| Foto: Stringer / Reuters

O ex-presidente do ChileSalvador Allende, deposto em 1973 por um golpe militar liderado pelo general Augusto Pinochet, foi o grande vencedor do concurso "Grandes Chilenos", organizado pela emissora estatal de televisão, ao conseguir 38,8% dos quatro milhões de votos enviados pelos telespectadores. Allende obteve 1.639.687 votos e superou - por apenas 15 mil - o herói naval Arturo Prat, que obteve 38,4% dos votos enviados pela internet ou pelo telefone.

Durante dez semanas, a rede de televisão transmitiu as biografias de dez grandes personalidades da história chilena, eleitas previamente por professores e estudantes para concorrer ao título honorário de maior chileno de todos os tempos. O especial terminou na noite de ontem, véspera da festa de independência do Chile, com a transmissão da biografia da folclorista Violeta Parra e com o encerramento e contagem dos votos. O site para a votação chegou a entrar em colapso devido à grande quantidade de participantes que tentavam votar.

A deputada Maria Isabel Allende, filha do ex-presidente, disse estar "profundamente emocionada e orgulhosa" pelo resultado. "Não apenas por meu pai, mas também porque tivemos a opção de conhecer 10 grandes personagens", disse ela.

Após Allende e Prat, a classificação seguiu com o sacerdote Alberto Hurtado, proclamado santo pela igreja católica, o cantor e compositor Victor Jará, os heróis da independência chilena, Manuel Rodriguez e José Miguel Carrera, o cacique mapuche Lautaro, os prêmios Nobel de literatura Gabriel Mistral e Pablo Neruda e a folclorista Violeta Parra. As informações são da Ansa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]