• Carregando...
Anúncio da Samsung em edifício de Seul, cidade-sede da empresa | Lee Jae-won/Reuters
Anúncio da Samsung em edifício de Seul, cidade-sede da empresa| Foto: Lee Jae-won/Reuters

A administração do presidente Barack Obama vetou uma punição à Apple que havia sido imposta por infração de patentes da Samsung pela International Trade Comission (ITC), agência reguladora do comércio exterior dos EUA, e causou reações do governo coreano e do mercado.

Caso o veto não tivesse sido realizado, a Apple ficaria proibida de importar os modelos iPhone 4 e o iPad 2 da China (onde são fabricados) para o mercado americano. A Samsung está fazendo apelação contra a decisão. É o primeiro veto presidencial a uma decisão da ITC desde 1987.

A decisão pegou acionistas de surpresa e causou uma perda de US$ 1 bilhão no valor de mercado à empresa sul-coreana, por causa da queda de suas ações, como mostrado pelo Wall Street Journal. A queda foi de 0,93% no valor dos papéis da companhia.

O governo sul-coreano pronunciou-se sobre o veto: "Expressamos nossa preocupação sobre o impacto negativo que uma decisão como essa poderia ter sobre a proteção de direitos intelec­tuais", disse em comunicado divulgado pelo Ministério de Comércio, Indústria e Energia da Coreia.

Para a ITC, que havia definido o banimento no começo de junho, a Apple estava infringindo uma patente pertencente à Samsung sobre a transferência de dados por redes celulares. O iPhone 4 é a penúltima geração do celular da Apple (a atual é o iPhone 5). O iPad 2 é a antepenúltima geração do tablet -a quarta e atual geração é denominada apenas iPad. Ambos os modelos ainda são comercializados pela companhia nos EUA e em outros mercados, como o Brasil.

A Samsung disse que ficou "decepcionada" com o fim da proibição. "A decisão da ITC reconheceu corretamente que a Samsung tem negociado de boa fé e que a Apple continua indisposta a licenciar [as patentes]", afirmou a empresa em um comunicado. A Apple comemorou a notícia e elogiou a administração "por levantar-se a favor da inovação". E acrescentou: "A Samsung estava errada ao abusar do sistema de patentes dessa maneira."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]