• Carregando...
bernie sanders
Senador Bernie Sanders encerra sua campanha à presidência| Foto: AFP

O pré-candidato democrata Bernie Sanders, senador de Vermont, desistiu de concorrer à presidência dos Estados Unidos. De acordo com um comunicado de sua campanha, ele anunciou a decisão durante uma videoconferência com sua equipe nesta quarta-feira (8).

A decisão dá a Joe Biden o status de candidato democrata que disputará as eleições de novembro contra Donald Trump - embora a nomeação oficial só ocorra durante a convenção nacional do Partido Democrata.

"Se eu acreditasse que tínhamos um caminho possível para a indicação, certamente continuaria a campanha. Mas não está lá", disse Sanders, em um vídeo transmitido em suas redes sociais nesta quarta-feira. "Parabenizo Joe Biden, um homem muito decente, com quem trabalharei para levar nossas ideias progressistas adiante".

Sanders, candidato que se descreve como "socialista democrata", teve um bom desempenho nas primeiras eleições prévias da campanha presidencial democrata de 2020, graças ao apoio dos jovens e da comunidade latina. Mas desde as primárias na Carolina do Sul começou a perder fôlego, especialmente por não conseguir conquistar o apoio do eleitorado afro-americano, enquanto Biden via seu desempenho melhorar na medida em que outros candidatos moderados iam se retirando da disputa.

A desistência de Sanders é um balde de água fria para a ala mais progressista do Partido Democrata, mas analistas políticos já apontavam que ela seria necessária para evitar uma divisão interna que pudesse beneficiar Trump em novembro.

Apesar disso, Sanders disse nesta quarta-feira que o movimento progressista deu "um grande passo adiante na luta interminável por justiça econômica, justiça social, justiça racial e justiça ambiental". Ele argumentou que "a maioria do povo americano agora entende que devemos aumentar o salário mínimo para pelo menos US$ 15 por hora, que devemos garantir os cuidados de saúde como um direito", ideias que, segundo o senador, eram consideradas radicais por essas mesmas pessoas pouco tempo atrás.

"O maior obstáculo à mudança social real tem tudo a ver com o poder do sistema corporativo e político de limitar nossa visão", afirmou em um vídeo transmitido em suas redes sociais nesta quarta-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]