• Carregando...
bernie sanders
Senador Bernie Sanders vence primária democrata em New Hampshire| Foto: TIMOTHY A. CLARY/AFP

O senador Bernie Sanders venceu as primárias do Partido Democrata no estado de New Hampshire, na noite da terça-feira (11). Sua vitória, porém, não foi nem um pouco folgada como a que obteve contra Hillary Clinton, em 2016, nesse estado. Naquele ano, a diferença entre ele e a candidata que acabou sendo nomeada pelo partido foi de mais de 20 pontos percentuais.

Quatro anos depois, Sanders, que disputa com uma plataforma esquerdista, conquistou 26% da preferência do eleitorado, ante 24,4% do prefeito de South Bend (Indiana), Pete Buttigieg, o candidato que ganhou em Iowa e vem surpreendendo seus concorrentes.

Também com um resultado inesperado, a senadora Amy Klobuchar ficou em terceiro lugar, com 19,7% dos votos, à frente da também senadora Elizabeth Warren (9,3%) e do ex-vice-presidente Joe Biden, que amargou o quinto lugar (8,4%).

Em discurso a apoiadores em Concord, capital de New Hampshire, Sanders comemorou a vitória nas primárias e pediu união ao Partido Democrata. "Sei que falo por todos os candidatos democratas: não importa quem vença (...), nós vamos nos unir e vamos derrotar o mais perigoso presidente da história moderna deste país", afirmou.

"Esta vitória é o início do fim para Trump", disse o candidato esquerdista.

O presidente e candidato a reeleição Donald Trump venceu facilmente as primárias do partido Republicano em New Hampshire, obtendo mais de 80% dos votos, e deve conquistar todos os delegados do estado para a convenção nacional do partido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]