• Carregando...
Guilhermina Guinle no papel da socialite Alice, em "Paraíso Tropical" | Reprodução www.globo.com/paraisotropical
Guilhermina Guinle no papel da socialite Alice, em "Paraíso Tropical"| Foto: Reprodução www.globo.com/paraisotropical

Pequim – O satélite de exploração lunar Chang’e 1, lançado pela China no fim do mês de outubro, entrou ontem no campo gravitacional da Lua. O satélite completou com sucesso uma das fases mais difíceis da missão chinesa, que deve durar um ano.

Batizado em homenagem a uma divindade da mitologia chinesa, o Chang’e1 posicionou-se a 300 km da Lua às 03H15 GMT, entrando em órbita cerca de 20 minutos depois, conforme informou o centro de controle aerospacial de Pequim à agência de notícias Xinhua.

"Até agora, cada etapa deste projeto foi levada a cabo de maneira praticamente perfeita", explicou Sun Laiyan, um dos vice-ministros da Comissão de Ciências e Tecnologias da Defesa nacional.

Projeto ambicioso

O lançamento do satélite é o primeiro passo de um ambicioso programa espacial, com o objetivo de enviar um astronauta chinês para a Lua até 2020.

A sonda lunar chinesa deve enviar sua primeira imagem da Lua no fim de novembro e continuará explorando o satélite terrestre durante um ano, com fotografias em 3D e análise da distribuição dos componentes em sua superfície. O satélite também deve enviar resultados sobre a profundidade do solo lunar.

O programa espacial chinês – que lançou seu primeiro astronauta ao espaço em 2003 – é visto com preocupação pelos Estados Unidos, que temem que Pequim use o programa com fins militares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]