• Carregando...
Integrantes do Black Lives Matter são presos após manifestações violentas em Portland
Manifestantes reunidos em protesto em Portland, no estado de Oregon. Estado enfrentou onda de protestos violentos em 2020. Imagem ilustrativa.| Foto: Kathryn Elsesser / AFP

No centro da cidade de Seattle, antifas realizaram protestos e danos à propriedade no mesmo dia em que Joe Biden tomou posse como presidente.

Cerca de 100 manifestantes marcharam pelo centro da cidade e pediam pelo fim da Imigração e Fiscalização Alfandegária [Immigrations and Customs Enforcement], órgão responsável pelo controle de fronteira dos EUA.

Segundo o Seattle Times, os manifestantes gritavam contra o ex-presidente Donald Trump e mesmo contra o recém-empossado Joe Biden.

As forças de segurança fizeram pelo menos três prisões até as 21h, por danos à propriedade, roubo e agressão, de acordo com a polícia de Seattle.

Do lado de fora da ICE, uma bandeira americana foi queimada. Pelo menos uma loja da Amazon e uma da Starbucks tiveram danos em suas fachadas.

Um manifestante que não quis se identificar afirmou a jornal local que não se pode esperar que Biden “mude significativamente” a política de imigração. Outro manifestante disse que ver Biden pedir unidade durante sua posse foi como um insulto às pessoas prejudicadas por "racismo, xenofobia e homofobia".

Portland

Também Portland, a principal cidade do estado vizinho, registrou protestos.

Após a invasão do Capitólio, a Guarda Nacional do estado de Oregon se preparou para uma possível manifestação de apoiadores de Donald Trump no dia da posse de Joe Biden, mas quem acabou causando distúrbios na cidade foram os antifas.

Segundo o Oregon Live, manifestantes pressionaram, na noite desta quarta-feira (20), por mudanças políticas mais rápidas do que o que Biden prometeu.

Uma multidão de pelo menos 100 pessoas se reuniu no Elizabeth Caruthers Park, em South Portland, também com planos de marchar até uma instalação próxima de Immigrations and Customs Enforcement (ICE) e pedir por sua “abolição”.

Alguns dos manifestantes carregavam uma placa que dizia “Não queremos Biden, queremos vingança!” em resposta a “assassinatos policiais” e “guerras imperialistas”.

A polícia de Portland disse que prendeu oito pessoas. Bombas de efeitos moral foram utilizadas para dispersar a multidão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]