• Carregando...

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, citou nesta quinta-feira (11) o Brasil como exemplo de economia verde que precisa ser seguido pelo resto do mundo. Segundo informações da BBC Brasil, a afirmação foi feita durante discurso na abertura da fase ministerial do encontro da ONU sobre mudanças climáticas, em Ponzan, na Polônia.

O secretário-geral fez um apelo para que os avanços no combate a mudanças climáticas não sejam barrados pela atual crise econômica internacional. Sim, a crise é grave. Mas, quando o assunto é mudança climática, as apostas são mais altas. A crise climática afeta o nosso potencial de prosperidade e a vida das pessoas, tanto agora quanto no futuro, disse.

A reunião é considerada o meio do caminho para um acordo que substitua o Protocolo de Quioto. No encontro do ano passado, em Bali, líderes de quase 200 países aceitaram o ano de 2009 como prazo para fechar um novo tratado de redução de emissões.

Desde então, os países envolvidos apresentaram propostas para o acordo, que vêm sendo avaliadas na reunião da Polônia.

Além de Ban Ki-moon, líderes de 61 países discursam no plenário do encontro, antes das negociações que vão encerrar a reunião deste ano, amanhã (12).

A crise econômica e o medo de uma recessão já provocaram mudanças no discurso de alguns países, como a Alemanha, que era vista como um dos países com metas mais ambiciosas de redução da emissão de gás carbônico.

Paralelamente reunião na Polônia, chefes de Estado da União Européia devem concluir, em Bruxelas, na Bélgica, suas propostas para políticas de energia e climática. A redução na emissão de gases do efeito estufa é um dos pontos mais polêmicos.

As decisões tomadas nessa reunião devem ter impactos também nas negociações na Polônia. A liderança da União Européia é considerada fundamental, particularmente num momento de crise econômica e em que os Estados Unidos esperam a posse do novo presidente, Barack Obama.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]