• Carregando...

O engenheiro brasileiro Márcio Barbosa, atual número 2 da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), deve lançar nos próximos dias sua candidatura à direção-geral da instituição, mesmo sem o apoio do Itamaraty. Barbosa representará outro país-membro - cujo nome ainda não revela -, liderando uma coalizão de nações que não aceita a candidatura do ex-ministro da Cultura do Egito Farouk Hosny, apoiada por Brasília.

A decisão de Barbosa será oficializada em até 10 dias e bate de frente com o governo brasileiro, que preferiu Hosny, renunciando à possibilidade de suceder ao japonês Koichiro Matsuura, no posto desde 1999. "A opção do governo brasileiro acabou atiçando o interesse de outros países. Fui sondado e não quis responder imediatamente, pelo fato de querer contar com o apoio do Brasil" disse Barbosa, que tem o apoio - ainda extraoficial - de seu chefe. "Acho que posso representar uma certa continuidade do trabalho realizado até aqui por Matsuura.

O prazo para oficializar sua candidatura se encerra no dia 30. Até aqui, há quatro postulantes ao cargo: a lituana Ina Marcuilionyté, a búlgara Irina Bokava e o argelino Mohamed Bedjaoui, além de Hosny. O egípcio chegou a ter o suporte de países influentes da Unesco, como a França. No entanto, em carta oficial enviada ao Cairo, o presidente Nicolas Sarkozy desculpou-se, mas retirou o apoio. Pesam contra Hosny suas posturas antissemitas. Pela mesma razão, a delegação dos EUA já descartou o egípcio. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]