• Carregando...

Londres – O ministro das Finanças do Reino Unido, Gordon Brown, foi confirmado ontem como sucessor de Tony Blair na liderança do Partido Trabalhista e, portanto, como próximo premier do Reino Unido.

Encerrrou-se ontem o prazo oficial de apresentação de candidaturas para a liderança trabalhista, com Brown como o único a reunir as 45 assinaturas de deputados necessárias para participar das eleições internas.

O ministro obteve 313 das 353 assinaturas possíveis, deixando sem chances o deputado John McDonnell, da ala esquerda do Trabalhismo e único adversário que desafiara o poderoso ministro das Finanças.

McDonnell, que já reconhecera na quarta-feira que era "matematicamente impossível" angariar o apoio necessário para participar da corrida pela sucessão de Blair, obteve um total de 29 indicações.

O ministro das Finanças congratulou-se "com humildade" pelo expressivo aval de seus correligionários, e prometeu "ouvir e aprender" para ganhar a "confiança" dos britânicos e poder liderar um governo com "novas prioridades".

Com o caminho aberto para cumprir a grande ambição de sua carreira política, Brown será "coroado" líder do Partido Trabalhista sem necessidade de votação. Entretanto, ainda terá que participar de vários atos de campanha em todo o país.

O "chancellor of Exchequer" (ministro das Finanças) herdará a liderança do partido de Blair em um congresso extraordinário a ser realizado no dia 24 de junho em Manchester, no norte da Inglaterra, no qual também será anunciado o nome do "número dois" da legenda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]