• Carregando...

O Conselho Nacional Eleitoral, que organiza a votação deste domingo (26) na Venezuela, confirmou que se encerrou às 18h (19h30 em Brasília) o horário para votar em todo o país. Os centros de votação encerram o processo, como previsto, e apenas os locais em que já havia fila continuam abertos até que votem todas as pessoas que já estavam aguardando sua vez.

Em entrevista minutos antes do horário de encerramento. A vice-presidente do CNE, Sandra Oblitas, informou que a votação se completou em perfeita normalidade e sem que fosse registrados problemas de grande porte. Oblitas disse que, mesmo sem ter ainda um dado formal a respeito da participação, os organizadores haviam percebido uma grande presença dos eleitores.

"Os cidadãos venezuelanos demonstraram já estar acostumados com o processo eleitoral do país", disse.

Desde o meio-dia, o CNE já informava que haviam sido solucionados os problemas em centros de votação registrados pela manhã. A votação, que começaria nacionalmente às 6h, atrasou em várias partes do país. Em algumas cidades, os eleitores esperaram até três horas para votar.

Em Caracas, o G1 percebeu a formação de longas filas em toda a cidade. Eleitores ouvidos disseram, entretanto, que as filas estavam fluindo, sem uma espera muito longa.

O CNE, que anteriormente chegou a informar que publicaria resultados duas horas após o fim da votação (a partir das 21h30 em Brasília) rejeitou prever um horário para a saída do primeiro boletim. A definição do CNE é que só sejam divulgados resultados quando eles forem irreversíveis.

As Forças Armadas, responsáveis pela segurança da votação em todo o país, disseram não ter registrado nenhum incidente. Antes do início da votação, um homem foi morto por soldados de segurança próximo a um local de votação, mas o incidente não foi relacionado com a eleição, segundo o governo.

Tranquilidade na capital

O clima na cidade foi de tranquilidade ao longo de todo o dia. Não houve confronto entre eleitores do governo e da oposição, e nem mesmo demonstração partidária pelas cores que simbolizavam as campanhas.

Uma forte chuva atingiu Caracas por volta das 15h, tornando o clima ainda menos conflituoso. Muitos centros de votação que antes estavam com longas filas ficaram vazios.

O G1 constatou que pelo menos um dos centros de votação na região central de Caracas já fechava suas portas desde minutos antes das 18h, sem que houvesse muitas pessoas aguardando para votar. Segundo organizadores da votação, os eleitores compareceram às urnas especialmente pela manhã.

O jornal local "El Universal" relatou que vários bairros da cidade já encerravam a votação às 18h. A rede de TV Globovisión também mostrou centros de votação sendo fechados por todo o país desde as 18h locais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]