• Carregando...
 | David KawaiBloomberg
| Foto: David KawaiBloomberg

Promessa de campanha do primeiro-ministro Justin Trudeau, uma lei que permite o uso da maconha para fins recreativos foi aprovada nesta terça-feira (19) pelo Senado canadense por 52 votos a 29 e duas abstenções. O uso medicinal é permitido desde 2001.

Leia também: O cheiro da maconha do vizinho incomoda? Veja o que fazer

Trudeau, que já admitiu ter fumado "cinco ou seis vezes" com amigos, afirmou, em rede social, que, com a lei, o país vai mudar um cenário em que os traficantes lucravam com a venda da droga "obtida facilmente pelos jovens".

O governo ainda precisa estabelecer uma data para a legislação entrar em vigor, mas deve começar a valer em dois a três meses, tempo necessário para os produtores e lojas de varejo se prepararem para as vendas. Este prazo também é preciso para que as autoridades tenham tempo suficiente para estabelecer as suas regras.

O Senado foi ‘pressionado’ a aprovar o projeto nesta semana, antes do início de um recesso parlamentar, permitindo ao governo manter uma promessa de abertura do mercado até o final do verão. 

A ministra da Justiça, Jody Wilson-Raybould, alertou que o uso recreativo permanece ilegal até que a lei seja totalmente implementada, e disse que Trudeau talvez anuncie a data de transição em uma entrevista coletiva na quarta-feira.

Ela também disse que os ministros do gabinete discutiram a ideia de eliminar registros criminais do passado, mas acrescentou que seu foco agora é concluir a legalização. "A legislação é transformadora", disse ela a repórteres nesta quarta. "Isso deixa para trás um modelo falho de proibição."  

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]