• Carregando...

O Senado dos Estados Unidos confirmou na quinta-feira a indicação do presidente Barack Obama para o cargo de chefe de inteligência do país, após os republicanos desistirem de suas objeções.

Vários senadores republicanos atrasaram, ou ameaçaram postergar, a indicação de James Clapper para que eles pudessem receber alguns relatórios de inteligência do governo. Até a tarde de quinta-feira os pedidos deles foram atendidos.

Obama indicou Clapper para diretor nacional de inteligência em junho, após retirar o almirante Dennis Blair do cargo de chefe de inteligência.

A indicação foi atrasada por várias semanas, enquanto alguns parlamentares questionavam se Clapper, que atuou como sub-secretário de Defesa para a Inteligência, se voltaria demais ao Pentágono.

Ele superou as dúvidas dos senadores num comitê do Senado que aprovou sua indicação por unanimidade na semana passada.

Mas no início desta semana o senador republicano John McCain colocou uma barreira regimental para a votação da indicação de Clapper no plenário do Senado até que recebesse um relatório sobre um programa de inteligência.

Após McCain retirar a barreira, outros dois republicanos ameaçaram atrasar a votação, mas receberam relatórios de inteligência sobre a ameaça de libertar prisioneiros de Guantánamo, que haviam requisitado.

Clapper é a quarta pessoa em cinco anos a ocupar o cargo de diretor nacional de inteligência.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]