• Carregando...
Ketanji Brown Jackson
Ketanji Brown Jackson, nomeada por Joe Biden para ser juíza da Suprema Corte americana| Foto: EFE/EPA/Tom Williams

O Senado dos Estados Unidos deu sinal verde nesta segunda-feira para a continuidade do processo de confirmação da indicada pelo presidente Joe Biden para preencher uma vaga na Suprema Corte, Ketanji Brown Jackson, de tendência progressista.

Por 53 votos a favor e 47 votos contra, os democratas aprovaram a retirada da indicação de Jackson do Comitê Judiciário da Câmara Alta, onde pouco antes havia sido bloqueada devido a um empate entre seus apoiadores (11 democratas) e opositores (11 republicanos).

Em seguida, o líder da maioria democrata no Senado, Chuck Schumer, apresentou esta moção para avançar com o processo de indicação.

Após a aprovação da referida moção, o plenário da Câmara Alta não deve votar a confirmação do juiz até quinta ou sexta-feira desta semana.

Em princípio, a confirmação da magistrada não deve ter problemas no plenário, já que os 50 legisladores democratas disseram que votarão em bloco a seu favor, aos quais se somarão os republicanos Mitt Romney, Susan Collins e Lisa Murkowski.

Os democratas têm uma maioria estreita no Senado, com 50 cadeiras, contra 50 dos republicanos, embora tenham o voto de desempate da vice-presidente do país, Kamala Harris.

Durante as audiências na Comissão Judiciária, Jackson foi criticada por seu trabalho em defesa de acusados de porte de pornografia infantil. Também respondeu à senadora Marsha Blackburn, que pediu em audiência que ela definisse a palavra “mulher”, que não saberia definir porque "não é bióloga".

De qualquer forma, a confirmação de Jackson não mudaria a composição ideológica da Suprema Corte dos EUA, que, com seis juízes conservadores e três progressistas, está mais inclinada à direita do que em qualquer outro momento desde a década de 1930.

Aguarde...Carregando comentários.
Olá, !

Carregando notificações

Aguarde...