• Carregando...
O infectologista Anthony Fauci, conselheiro da Casa Branca
O infectologista Anthony Fauci, conselheiro da Casa Branca| Foto: Matthijs Immink / NIAID

Os senadores republicanos Marco Rubio (Flórida), Tom Cotton (Arkansas) e Marsha Blackburn (Tennessee) estão pedindo a renúncia de Anthony Fauci, o diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID) dos EUA e consultor da Casa Branca para a pandemia. Os senadores alegam que o infectologista "perdeu a confiança do povo americano".

"Dr. Fauci perdeu a confiança do povo americano com suas repetidas respostas evasivas, desorientação e declarações politizadas", disse Cotton, de acordo com a Fox News. "Se ele não renunciar, Joe Biden deve demiti-lo".

E-mails de Fauci que datam do início da pandemia, publicados na semana passada, renderam acusações de que o infectologista teria prematuramente descartado a hipótese de um acidente de laboratório em Wuhan, na China, para explicar a origem da Covid-19. Ele também foi criticado por ter, no início da pandemia, sugerido que as máscaras "compradas em farmácia" não eram eficazes contra a doença e por ter ignorado uma mensagem alertando sobre a desinformação chinesa em relação à pandemia do coronavírus.

"Por 16 meses, vimos o Dr. Fauci reter informações, rejeitar explicações plausíveis sobre a origem da Covid e mentir abertamente ao Congresso", disse Rubio à Fox News. "Ele deveria ser um funcionário de saúde pública que se baseia em fatos, não um erudito que distorce a verdade para se conformar com seu julgamento pessoal".

Em resposta às críticas, Fauci afirmou na quarta-feira que os ataques a ele "são ataques à ciência".

"Todas as coisas sobre as quais falei consistentemente desde o início foram fundamentalmente baseadas na ciência", disse Fauci durante uma entrevista à MSNBC. "Às vezes, essas coisas eram verdades inconvenientes para as pessoas e havia resistência contra mim, então se você está tentando, sabe, chegar a mim como um oficial de saúde pública e um cientista, você realmente está atacando não apenas o Dr. Anthony Fauci, você está atacando a ciência".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]