• Carregando...

Dois dos cinco países afetados pela epidemia de ebola na África estão conseguindo controlar a doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta segunda-feira (22).

"A epidemia no Senegal e na Nigéria estão praticamente contidas", diz a OMS.

Segundo o balanço da OMS divulgado nesta segunda, o ebola causou 2.793 mortes em 5.762 casos até o último dia 18.

Quarentenas podem ser necessárias nas áreas com intensa transmissão do vírus, segundo o comitê de emergência da OMS.

"Os Estados devem garantir que informação e serviços essenciais, incluindo comida e água, sejam fornecidos para as populações afetadas".

Viagens

O comitê de especialistas da OMS avaliou que não deve haver nenhuma proibição de viagens ou de comércio com os países afetados pelo ebola, disse a organização.O comitê reiterou que não se deve aplicar uma proibição generalizada de viagens e comércio contra os países afetados.

Algumas companhias aéreas interromperam seus voos para países contaminados, o que, segundo a OMS, dificulta que ajuda e especialistas cheguem aos locais com vítimas do vírus.

"Cancelamentos de voos e outras restrições de viagens continuam a isolar os países afetados, resultando em consequências econômicas negativas, e a dificultar os esforços de socorro e resposta, arriscando a propagação internacional do vírus", disse um comunicado da OMS.

Os especialistas pediram às autoridades nos países afetados que trabalhem com os setores aéreo e marítimo para resolver as diferenças e desenvolver uma resposta coordenada para os problemas de transporte.

O comitê da OMS também recomendou a análise de passageiros que partem dos países afetados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]