Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Iniciativa

Sérvia expulsa diplomata após Macedônia ter reconhecido independência do Kosovo

No dia anterior, embaixador de Montenegro havia sido mandado embora. ONU decidiu consultar tribunal sobre legitimidade da secessão kosovar

A Sérvia ordenou nesta sexta-feira (10) a expulsão do embaixador da Macedônia no país, Aleksandar Valilevski, um dia depois de o governo macedonio ter reconhecido a independência do Kosovo, anunciou um porta-voz do ministério sérvio de Relações Exteriores.

Nesta quinta-feira (9), os governos de Montenegro e da Macedônia haviam reconhecido a independência de Kosovo.

Os reconhecimentos ocorreram um dia depois de a Assembléia Geral da ONU ter apoiado a iniciativa da Sérvia para que a Corte Internacional de Justiça (CIJ) se pronuncie sobre a legalidade da proclamação unilateral da independência, ocorrida em fevereiro.

A sérvia, que considera o Kosovo sua província e parte inalienável de seu território, acredita que, com o apoio da maioria dos países da ONU, seria difícil justificar novos reconhecimentos, e anunciou medidas contra os vizinhos que, apesar disso, optarem por dar esse passo.

Montenegro Nos últimos dias, as autoridades montenegrinas tinham cogitado fazer esse reconhecimento, ao dizer que "o Kosovo é uma realidade e não temos o direito de fechar os olhos para esse fato".

Ao tomar conhecimento da posição de Montenegro favorável ao reconhecimento do Kosovo, a Sérvia afirmou que encararia a atitude como uma "punhalada nas costas" por parte do país vizinho, com quem formava, até dois anos atrás, um Estado comum. A Sérvia pediu ao embaixador de Montenegro em Belgrado que abandone o país, segundo o ministro sérvio de Relações Exteriores, Vuk Jeremic.

O Parlamento montenegrino aprovou, no último dia 3, uma resolução para acelerar o processo de sua integração na União Européia (UE) e na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que então foi interpretado como um passo em direção ao reconhecimento do Kosovo, embora a oposição tenha rejeitado essa possibilidade.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.