• Carregando...

O governo sul-coreano afirmou nesta sexta-feira que não acredita que a Coréia do Norte cumprirá o prazo fixado há dois meses para o fechamento de seu principal reator nuclear.

O ministro de Exteriores da Coréia do Sul, Song Min-soon, considerou "difícil esperar que será cumprido amanhã" o prazo fixado pelo acordo de 13 de fevereiro, em Pequim, por negociadores de seis países (as duas Coréias, China, Rússia, EUA e Japão), informou a agência sul-coreana Yonhap.

No entanto, Song, como já fez em várias ocasiões durante esta semana, assegurou que o importante é seguir adiante com a desnuclearização da Coréia do Norte.

- Como todas as partes têm intenção de seguir adiante com o acordo, é importante não se fixar na data, mas seguir com as medidas estipuladas de forma estável - apontou o chefe da diplomacia sul-coreana.

A aplicação do acordo de Pequim foi atrasada por causa dos US$ 25 milhões depositados em contas norte-coreanas no Banco Delta Asia (BDA), em Macau, que demoraram para ser descongelados por causa de problemas técnicos. O desbloqueio deste dinheiro foi a condição exigida pela Coréia do Norte para iniciar sua desnuclearização.

Em um acordo firmado em 13 de fevereiro, Pyongyang se comprometeu a fechar em 60 dias seu reator nuclear de Yongbyon em troca de ajudas internacionais para o setor de energia.

Seul não acredita que Pyongyang cumprirá prazo de desnuclearização.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]