• Carregando...

Shimon Peres assumiu hoje como novo presidente de Israel em uma cerimônia celebrada no Parlamento (Knesset). O veterano político israelense prestou juramento em cerimônia na presença de mil convidados. Aos 84 anos, o nono presidente do Estado de Israel sucede Moshé Katsav, que renunciou após acusações de assédio sexual.

No ato, Peres jurou e assinou a declaração de lealdade. Em seguida, dois músicos soaram o shofar, instrumento bíblico de sopro feito com o chifre de um carneiro e tocado unicamente nos momentos mais importantes do calendário hebreu.

No dia 13 de junho, em sua escolha pelo Parlamento como presidente, Peres prometeu ser o "representante de todos os israelenses sem distinção de origem, credo ou filiação política", com o objetivo de "unir a sociedade".

O três vezes primeiro-ministro israelense (duas por substituição e uma, em 1984, por alternância em um Governo de união nacional com o conservador Likud) obteve o apoio de 86 deputados, enquanto 23 votaram contra, oito se abstiveram e dois votos foram declarados nulos.

Peres rompia assim o malefício de nunca ter vencido uma eleição - perdeu quatro das cinco que participou como líder trabalhista entre 1977 e 1996 e empatou outra -, apesar de ter assumido o Governo e ostentado diversas pastas, entre elas Exteriores e Finanças.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]