• Carregando...

O presidente israelense, Shimon Peres, saudou em uma entrevista transmitida neste domingo os esforços do presidente egípcio Mohamed Mursi para obter um cessar-fogo entre Israel e grupos armados de Gaza, mas acusou o Hamas de rejeitar as propostas do Cairo.

Ao considerar que é possível frear a escalada do atual conflito, que causou a morte de 50 palestinos e três israelenses, Peres declarou ao canal britânico Sky News: "Também apreciamos os esforços do presidente do Egito para alcançar um cessar-fogo. Mas, por enquanto, o Hamas rejeitou as propostas do presidente egípcio".

"Nós também apreciamos os esforços do presidente egípcio para obter um cessar-fogo. Mas, até agora, o Hamas rejeitou a proposta do presidente do Egito", afirmou o chefe de Estado israelense.

"Nosso objetivo é a paz, o objetivo deles é destruir Israel. Esta não é uma situação fácil", disse Peres. "Nós ainda não começaram a atirar", afirmou, garantindo que o objetivo de seu país é defender-se.

Na véspera, o presidente egípcio, Mohamed Mursi, declarou que seu governo estava em contato com Israel e com os palestinos e que uma trégua pode ser concluída rapidamente no conflito em Gaza.

"Há algumas indicações sobre a possibilidade de um cessar-fogo em breve", declarou o presidente egípcio durante uma entrevista coletiva à imprensa ao lado do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, acrescentando, entretanto, que ainda não há "garantias".

Desde o lançamento da operação militar israelense "Pilar de defesa" contra os grupos armados palestinos da Faixa de Gaza, na quarta-feira, 50 pessoas morreram e centenas ficaram feridas.

Uma autoridade do Hamas que não quis se identificar declarou à tarde no Cairo que seu movimento não aceitaria uma trégua sem garantias e que o Egito não podia mais fornecer essas garantias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]