• Carregando...
 | FILIPPO MONTEFORTE/AFP
| Foto: FILIPPO MONTEFORTE/AFP

Um forte terremoto atingiu a região central da Itália na madrugada desta quarta-feira (24) e deixou ao menos 159 mortos. O número de mortos foi informado pela agência de defesa civil na noite desta quarta. Segundo o ministro de Infraestrutura, Graziano Delrio, há pelo menos 368 feridos nas cidades de Amatrice e Accumoli, as mais atingidas pelo desastre, a cerca de 150 km de Roma.

Vídeo mostra estragos deixados pela tragédia

Veja imagens dos estragos causados pelo terremoto na Itália

Mapa: onde ocorreu o terremoto

Coliseu terá de passar por avaliação após tremor

Leia a matéria completa

O tremor, que foi sentido em Roma e Veneza, acordou a população às 3h30 locais (22h30 de Brasília de terça-feira) e, desde então, foram registrados cerca de 200 tremores secundários.

O epicentro foi localizado perto de Nórcia, uma cidade da região da Umbria, a 150 km de Roma, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O terremoto foi descrito como “severo” pelas autoridades italianas. Diversos vilarejos foram afetados, alguns deles com parte de suas construções desmoronadas. A zona em questão, porém, não é densamente povoada.

“Metade da cidade não existe mais”, afirmou Sergio Pirozzi, prefeito de Amatrice. Vivem ali menos de 3.000 habitantes. O acesso foi bloqueado por um deslizamento de terra e pela queda de uma ponte.

Feridos e mortes

Os feridos mais graves estão sendo levados à capital da província, Rieti, assim como a hospitais de Roma e Florença em helicópteros. As autoridades decidiram mobilizar o exército para os trabalhos de resgate, que são particularmente complicados por se tratar de pequenas localidades montanhosas.

O chefe da Defesa Civil, Fabrizio Curcio, confirmou à imprensa que “muitos edifícios ficaram destruídos”.As imagens transmitidas pela televisão eram dramáticas, com montanhas de pedras, edifícios rachados e casas destruídas pelo tremor.

Mãe que sobreviveu a terremoto de 2009 perde bebê de 1 ano e meio

Leia a matéria completa

Os habitantes das localidades mais afetadas se preparavam para passar sua primeira noite ao ar livre. Os operadores pedem continuamente silêncio para poder ouvir os lamentos, gritos e sinais para poder escavar e tentar salvar as vítimas.

Uma família inteira, dois adultos e dois filhos, que estavam de férias nesta região perdeu a vida no tremor. “Salvei-me milagrosamente. Dez segundos foram suficientes para destruir tudo”, contou Marco, morador de Amatrice, ao jornal La Repubblica.

O prefeito do pequeno povoado de Accumoli, Sergio Pirozzi, contou que sua comunidade, situada a 40 km do epicentro, ficou completamente destruída. “Setenta e cinco por cento do povoado não existem mais”, lamentou comovido depois de confirmar danos no hospital local.

Muitos turistas estavam na região para participar das festas organizadas todos os anos em Amatrice por ocasião da criação de uma famosa receita de espaguete.

“Os hotéis estavam todos lotados”, explicou o prefeito. Trata-se de uma das zonas com mais risco sísmico da Itália, país que possui uma geologia muito particular.

O papa Francisco interrompeu sua tradicional audiência de quarta-feira para manifestar sua dor pelas vítimas e disse ter ficado abalado com a notícia.

O centro da Itália sofreu há sete anos, durante a madrugada, um forte terremoto de 6,3 graus que deixou mais de 300 mortos na região de Áquila.

Terremoto na Itália deixa dezenas de mortos

Tremores atingiram a região central do país

+ VÍDEOS

  • Corpo de Bombeiros e equipes de resgate inspecionam áreas afetadas pelo terremoto em Amatrice
  • Feridos são atendidos em “hospital” improvisado em Amatrice
  • Equipes de resgate e bombeiros fiscalizam estruturas afetadas pelo terremoto na Itália
  • Em Amatrice, pessoas se desesperam ao ver o tamanho do estrago causado pelo terremoto
  • Destruição em Arquata del Tronto
  • Equipe de resgate carrega ferido encontrado entre os escombros depois de um forte terremoto na Itália. Na foto, a cidade de Amatrice, uma das mais afetadas
  • Terremoto na Itália deixou ao menos 37 mortos, segundo o primeiro balanço oficial divulgado pelas autoridades
  • Em Amatrice, membro de equipe de resgate procura por vítimas entre os escombros
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]