• Carregando...
“O anúncio do provável uso dessas candidatas a vacina na população pediátrica, como Cuba e Nicarágua estão fazendo, é ainda mais preocupante”, disse em comunicado a Sociedade Venezuelana de Infectologia.
“O anúncio do provável uso dessas candidatas a vacina na população pediátrica, como Cuba e Nicarágua estão fazendo, é ainda mais preocupante”, disse em comunicado a Sociedade Venezuelana de Infectologia.| Foto: EFE/Mario Caicedo

A Sociedade de Infectologia da Venezuela defendeu nesta segunda-feira (11) que vacinas cubanas contra a Covid-19 (Abdala e Soberana 2) não devem ser aplicadas no país até que elas tenham a autorização de agências reguladoras internacionais e nacionais reconhecidas.

"Consideramos que as candidatas a vacina Abdala e Soberana 2 não devem ser administradas como parte de um esquema de vacinação em massa até que cumpram os requisitos de endosso científico correspondentes, como indicado anteriormente", disse o grupo de especialistas em comunicado.

A preocupação da associação se deve à chegada à Venezuela de 900 mil doses da Abdala no último dia 3, após uma autorização para seu uso emergencial ter sido aprovada em julho pelo Centro de Controle Estatal de Medicamentos de Cuba (CECMED).

No texto, que foi publicado no Twitter, a diretoria da associação venezuelana pediu às autoridades sanitárias que "garantam a imunização da população com produtos biológicos de reconhecida eficácia e segurança, com suficiente endosso e reconhecimento de várias agências reguladoras, e com o apoio científico correspondente".

Provável uso das vacinas em crianças na Venezuela é criticado

A Sociedade de Infectologia do país fez ainda referência ao "provável uso" pediátrico de algumas das vacinas cubanas na Venezuela e enfatizou que faltam estudos a respeito.

"O anúncio do provável uso dessas candidatas a vacina na população pediátrica, como Cuba e Nicarágua estão fazendo, é ainda mais preocupante. Reiteramos que essas candidatas a vacinas carecem de apoio científico suficiente para serem usadas na população em larga escala, muito menos para serem usadas atualmente em crianças e adolescentes", disse a associação.

Recentemente, a Academia Nacional de Medicina da Venezuela (ANM) também manifestou "profunda preocupação" com o uso da Abdala, "um produto para o qual não há informações científicas sobre sua segurança e eficácia".

A ANM também denunciou que "não há publicações científicas conhecidas" e nenhuma aprovação da Organização Mundial da Saúde (OMS) "ou de qualquer outra agência reguladora internacional" em relação à Abdala, cujo esquema vacinal requer três doses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]