• Carregando...
O soldado Bergdahl diz, no vídeo veiculado no YouTube, que está com medo | Reuters TV
O soldado Bergdahl diz, no vídeo veiculado no YouTube, que está com medo| Foto: Reuters TV

Washington - Imagens de um soldado norte-americano, desaparecido desde o dia 30 de junho, de uma base no leste do Afeganistão, foram colocadas no site YouTube. No vídeo de 28 minutos, o soldado afirma que está "muito assustado" e que "tem medo de não voltar para casa".

Após a divulgação das imagens, o Pentágono confirmou que o soldado americano desaparecido foi raptado pelo grupo terrorista Taleban. O Departamento de Defesa informou que o soldado, Bowe R. Bergdahl, de 23 anos, é de Ketchum, no estado de Idaho. Ele é membro do regimento de infantaria norte-americana.

Usando uma vestimenta afegã, o soldado é interrogado em inglês por seus raptores, que pedem para que ele mande uma mensagem ao povo americano. "Para os meus companheiros americanos, que amam aqueles que estão aqui (no Afeganistão), que sabem o que é sentir saudades: vocês têm o poder de fazer o governo nos levar de volta para casa", disse. "Por favor, nos levem de volta para casa, para o lugar a que pertencemos, que não é aqui, onde desperdiçamos nossas vidas preciosas, quando poderíamos estar em nosso país. É a América, e o povo americano tem o poder", apela o soldado.

Uma porta-voz do exército americano, a comandante Christine Sidenstricker, disse que os terroristas estão usando o vídeo do soldado capturado. "Estou feliz pois parece que ele (Bergdahl) está bem, mas isto é um vídeo de propaganda do Taleban", afirmou. Por ser propaganda e por fazer a humilhação pública de um prisioneiro, o vídeo viola as leis internacionais e foi condenado pelo exército.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]