• Carregando...
Foto distribuída pela empresa SpaceIL em 11 de abril mostra uma imagem capturada pela câmera da sonda lunar Beresheet da superfície da Lua, enquanto se aproximava para o pouso e antes de cair Foto: AFP Photo / Israeli Aerospace Industries
Foto distribuída pela empresa SpaceIL em 11 de abril mostra uma imagem capturada pela câmera da sonda lunar Beresheet da superfície da Lua, enquanto se aproximava para o pouso e antes de cair Foto: AFP Photo / Israeli Aerospace Industries| Foto:

Israel esperava nesta quinta-feira (11) tornar-se a quarta nação a pousar uma espaçonave na Lua. Mas a missão lunar, transmitida ao vivo pela TV israelense e pelas redes sociais, deu errado quando o motor principal pareceu entrar em colapso, e o centro de controle de repente perdeu a comunicação com a sonda alguns minutos antes do início do pouso.

"Nós pousamos, mas não da maneira que queríamos", Opher Doron, diretor da Israel Aerospace Industries, que auxiliou a construção da sonda, disse a uma multidão de espectadores que incluía o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

O líder recém-reeleito disse à equipe de cientistas, engenheiros e empresários reunidos no centro de controle em Yehud, na região central de Israel, que eles não deveriam ficar desapontados e que essa ainda era uma grande conquista. Israel, disse ele, tentará novamente em breve alcançar a Lua e aterrissar da maneira correta.

"Nós alcançamos a Lua, mas queremos pousar de forma mais confortável, e haverá uma nova tentativa. Essa experiência já é uma tremenda conquista, e nós nos tornaremos o quarto país a pousar na Lua se perseverarmos", ele disse. "No que me diz respeito, a águia aterrissou, o Estado de Israel está decolando - na próxima vez será ainda melhor".

Anteriormente, o primeiro-ministro havia dito que, para a nave nacional chamada Beresheet, a palavra hebraica para Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, era “um grande passo para a humanidade e um enorme salto para Israel".

A nave não-tripulada partiu da atmosfera terrestre em 21 de fevereiro, pegando carona em um foguete comercial Falcon 9 pertencente à empresa SpaceX, de Elon Musk, de Cabo Canaveral, Flórida. Ao longo das últimas sete semanas, ela cobriu uma distância total de mais de 6 milhões de quilômetros, circulando a Terra várias vezes antes de chegar à órbita da Lua em 4 de abril. A nave começou a se preparar para pousar na superfície rochosa da lua na quarta-feira.

Pessoas assistem a um vídeo com explicações sobre o pouso da sonda lunar israelense, Beresheet, em um planetário na cidade de Netaya, 11 de abril, antes da queda da nave.
Pessoas assistem a um vídeo com explicações sobre o pouso da sonda lunar israelense, Beresheet, em um planetário na cidade de Netaya, 11 de abril, antes da queda da nave. Foto: Jack Guez / AFP

Medindo 1,5 metro de altura e dois metros de diâmetro, a Beresheet foi a menor e mais barata nave espacial a tentar a jornada da Terra até a Lua, disseram os responsáveis ​​pelo projeto. O empreendimento de US$ 100 milhões é a primeira iniciativa privada desse tipo, abrindo caminho, disseram os apoiadores, para viagens espaciais privadas no futuro.

Conquista para poucos

Sete países tentaram pousar na Lua, mas apenas três conseguiram até agora – o primeiro pouso não tripulado foi feito pela antiga União Soviética em 1966, depois os astronautas americanos Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisaram na Lua em 1969, e em 2013 houve o pouso de uma aeronave não tripulada da China. Todos foram empreendimentos patrocinados pelos governos. Esta iniciativa, encabeçada pela empresa israelense sem fins lucrativos SpaceIL, foi financiada principalmente por fundações e doadores judeus de todo o mundo.

Antes do lançamento, Morris Kahn, presidente da SpaceIL e seu maior investidor, "presenteou" o projeto para Israel e o declarou um projeto nacional. A medida foi bem recebida pela liderança de Israel e Netanyahu também esteve presente no lançamento.

Kahn, um bilionário israelense nascido na África do Sul, disse esperar que a iniciativa contribua significativamente para o futuro da exploração espacial. O objetivo, disse ele, era também inspirar uma futura geração de crianças israelenses e fazê-las perceber que tudo é possível.

A ideia para a Beresheet começou em 2010, quando três jovens empresários israelenses se inscreveram para concorrer ao extinto Google Lunar X Prize. Yariv Bash, Kfir Damari e Yonatan Weintraub esperavam ganhar o prêmio de US$ 20 milhões com o pouso de uma espaçonave não tripulada construída em Israel na Lua. Embora eles não tenham conseguido ganhar o prêmio – ninguém venceu – eles decidiram criar a SpaceIL.

O projeto não só ganhou apoio financeiro de investidores privados, como também recebeu apoio de agências governamentais israelenses, como a Israel Aerospace Industries e a Agência Espacial de Israel. Foram essas conexões que no ano passado ajudaram a facilitar os acordos com a NASA e com a SpaceX de Musk.

Os israelenses já haviam passado por uma tragédia relacionada a viagens espaciais. O único astronauta de Israel, Ilan Ramon, estava entre os sete membros da tripulação do ônibus espacial Columbia, que desintegrou após a reentrada na atmosfera da Terra em 2003.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]