• Carregando...
Stephen Hawking apresenta o novo sistema pelo qual irá se comunicar | Andy Rain/Efe
Stephen Hawking apresenta o novo sistema pelo qual irá se comunicar| Foto: Andy Rain/Efe

Um dos mais renomados físicos do planeta, Stephen Hawking, apresentou nessa terça-feira (2) sua nova plataforma de comunicação. O sistema, desenvolvido pela companhia Intel, levou três anos para ser concluído e aprimora a tecnologia utilizada pelo cientista. Vítima de esclerose lateral amiotrófica, Hawking praticamente não move o corpo e usa um sintetizador de voz para se comunicar.

Ao apresentar a nova plataforma, Hawking afirmou que, sem ela, não conseguiria mais se comunicar. Segundo o jornal britânico The Telegraph, um dos problemas que o físico vinha enfrentando era o mecanismo de identificação das palavras, que já estava defasado. Para superar essa dificuldade, o novo programa reduziu a quantidade de caracteres necessária para completar as palavras a serem pronunciadas. Para isso, um sensor infravermelho detecta os movimentos das bochechas e identifica as letras que serão usadas.

"A medicina não foi capaz de me curar, então confiei na tecnologia para ajudar a me comunicar e viver", afirmou Hawking. "O desenvolvimento desse sistema será capaz de melhorar a vida de muitas pessoas e indica o caminho entre interação humana e habilidade para romper fronteiras da comunicação", acrescentou.

A Intel anunciou que pretende disponibilizar o software gratuitamente, ajudando assim mais de 3 milhões de pessoas que sofrem de doenças motoras ou são quadriplégicas (não movimentam nenhum dos quatro membros).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]