• Carregando...
Le Triomphant (foto) chocou-se com o HMS Vanguard no Atlântico. Os dois submarinos transportavam armas nucleares | French Navy/ECPAD / Reuters
Le Triomphant (foto) chocou-se com o HMS Vanguard no Atlântico. Os dois submarinos transportavam armas nucleares| Foto: French Navy/ECPAD / Reuters

O submarino francês que colidiu com um submarino britânico neste mês no Atlântico está mais danificado do que o governo admitiu, disse um jornal regional nesta quinta-feira (19).

Autoridades do Ministério da Defesa francês, criticado por inicialmente informar que o submarino havia se chocado com outro objeto submerso, provavelmente um contêiner, disseram que o Le Triomphant vai passar vários meses no estaleiro, mas que os detalhes não seriam revelados.

"Demos os detalhes que podemos dar, ou seja, que a cúpula do sonar foi danificada", disse o porta-voz da Marinha Jerome Erulin a jornalistas nesta quinta-feira (19).

Ele acrescentou que o incidente continua sendo investigado e que a capacidade de dissuasão da França permanece intacta. Tanto o Le Triomphant quanto o britânico HMS Vanguard transportavam armas nucleares.

Sem citar fontes, o jornal Ouest France disse que a torre de observação do submarino e seus controles de imersão também foram danificados, e que isso gera dúvidas sobre a capacidade de dissuasão nuclear francesa.

França e Grã-Bretanha disseram que a colisão ocorreu exatamente porque os submarinos foram projetados para serem silenciosos e invisíveis, e que o choque teria ocorrido a baixíssima velocidade.

No dia 6, a França informou que o Le Triomphant chocou-se com um objeto, provavelmente um contêiner, quando voltava de uma missão. Soube-se depois que se tratou de uma colisão contra o Vanguard na noite de 3 para 4 de fevereiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]