• Carregando...

O Exército do Sudão do Sul anunciou hoje que retomou o controle da cidade de Bor, uma das maiores do país. Com isso, as tropas do governo impedem a chegada dos rebeldes que querem derrubar o governo do presidente Salva Kiir à cidade de Juba.

A informação foi confirmada pelo porta-voz das Forças Armadas, Philip Aguer. Segundo o representante, as tropas derrotaram mais de 15 mil insurgentes. O grupo separatista, liderado pelo ex-vice-presidente Riek Machar, não confirma a operação, mas declarou que não houve contato com o grupo que está em Bor.

Apesar de o Sudão do Sul dizer que dominou a cidade, o governo de Uganda afirma que foi o Exército do país quem retomou o controle de Bor. Os ugandeses afirmam que a situação ainda é complicada, mas que suas forças são maioria.

Enquanto o governo diz avançar sobre Bor, a ONG Médicos Sem Fronteiras informou que piorou a situação da cidade de Malakal, disputada entre as tropas do governo e os rebeldes. Isso obrigou a entidade a paralisar seus trabalhos, que atendem a milhares de refugiados e aos feridos no conflito.

A crise política começou em meados de dezembro quando o presidente Salva Kiir disse ter sido vítima de uma tentativa de golpe de Estado que, segundo ele, foi capitaneada por Riek Machar. O ex-vice-presidente negou as acusações, mas o conflito se estendeu.

Segundo a ONU, o conflito sul-sudanês deixou mais de mil mortos e milhares de deslocados internos. Os dois lados do conflito negociam um cessar-fogo há duas semanas em Adis Adeba, na Etiópia, mas sem sucesso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]