• Carregando...
economia eua empregos
A economia dos EUA recuperou 4,8 milhões de empregos em junho| Foto: Drew Angerer / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

Os Estados Unidos registraram a criação de 4,8 milhões de empregos em junho, anunciou o Departamento de Trabalho americano nesta quinta-feira (2). O número é recorde e quase o dobro do que foi gerado em maio, mostrando que os Estados Unidos estão no caminho da recuperação econômica em meio à pandemia de Covid-19. A boa notícia, porém, surge à sombra de um crescimento recente de casos de coronavírus no país. Estados se viram forçados a interromper os planos de reabertura de comércios e serviços e alguns tiveram que voltar a restringir o funcionamento de estabelecimentos, como bares e restaurantes.

O secretário de Trabalho, Eugene Scalia, estava otimista ao comunicar os dados. Disse que eles mostram que a economia americana é resiliente e que está devolvendo o emprego às pessoas mais rápido do que o previsto. "É animador ver ganhos de emprego em quase todos os dados demográficos", disse Scalia em comunicado. "O relatório reflete que podemos devolver emprego a mais milhões de americanos nas próximas semanas, desde que tenhamos em mente que a recuperação econômica deve andar de mãos dadas com práticas seguras e autodisciplina", continuou.

Para o presidente Donald Trump, que vê o fortalecimento da economia como uma de suas principais armas na campanha de reeleição, a notícia veio em boa hora. Ele vinha perdendo apoio popular no último mês por causa dos protestos antirracismo nos EUA e agora está sendo confrontado por suas declarações sobre a pandemia, que muitas vezes contradizem as orientações dos técnicos da Casa Branca, como o uso de máscaras - que o próprio Trump admitiu agora ser a favor. Trump também está sendo pressionado por congressistas democratas e republicanos depois que reportagens revelaram que ele foi informado pela inteligência sobre os pagamentos de recompensas da Rússia a militantes afegãos para matar soldados americanos, o que Trump nega.

Nesta quinta, o presidente comemorou a geração recorde de empregos em junho. "Nossa economia está voltando", declarou, acrescentando que a resposta à pandemia de coronavírus, coordenada com os governadores, está "funcionando muito bem".

"A economia dos Estados Unidos adicionou quase 5 milhões de empregos no mês de junho, superando todas as expectativas", disse Trump. "O mercado de ações está indo muito bem ... este é o maior ganho mensal de empregos na história do nosso país". Ele também aproveitou a ocasião para bater no adversário democrata Joe Biden, que disputará com ele em novembro as eleições presidenciais dos EUA. Sem mencionar o nome do rival, disse que qualquer esforço para aumentar impostos reverteria ganhos econômicos.

Os números anunciados nesta quinta colocam a taxa de desemprego nos Estados Unidos em 11,1%. Analistas estavam prevendo que ela caísse de 13,3% (taxa de maio) para 12,3% com um aumento de apenas 3 milhões de empregos. Em abril, o desemprego estava em 14,7%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]