• Carregando...
ciclone amphan
Um voluntário do Programa de Preparação para o Ciclone (CPP) usa um megafone para pedir aos moradores que evacuem para abrigos antes da chegada prevista do ciclone Amphan em Khulna, Bangladesh| Foto: Kazi Shanto/AFP

Milhões de pessoas no leste da Índia e em Bangladesh tiveram que deixar suas casas por causa do ciclone Amphan, que deve tocar o solo ainda nesta quarta-feira (20) em Khulna, em Bagladesh. Amphan tem ventos de até 160 km/h, equivalente a categoria 2 na escala dos furacões no Atlântico, e é considerado a maior tempestade das últimas décadas na Baía de Bengala, desde 1999, quando um ciclone matou nove mil indianos.

Bangladesh evacuou dois milhões de pessoas e criou mais de 12 mil centros para abrigo. Segundo o governo do país, o número de abrigos é o dobro do que em outras ocasiões de emergência para que as pessoas consigam manter o distanciamento social devido à pandemia do novo coronavírus.

Moradores reforçam um talude com sacos de terra antes da chegada prevista do ciclone Amphan, em Dacope, em 20 de maio de 2020 | Foto: Munir Uz zaman / AFP
Moradores reforçam um talude com sacos de terra antes da chegada prevista do ciclone Amphan, em Dacope, em 20 de maio de 2020 | Foto: Munir Uz zaman / AFP| AFP

Bangladesh abriga o maior campo de refugiados do mundo, com quase um milhão de rohingyas que fugiram da perseguição em Mianmar. Contudo, o governo bengali disse que o alerta de tempestade para a região do campo de refugiados era baixo. "A evacuação ainda não é tão importante e [existem] muitos centros de ciclones nos campos de rohingya, portanto, se a direção do ciclone mudar em direção a Cox Bazar e Chittagong, eles serão evacuados", alertou Enamur Rahman, ministro de Estado para gerenciamento e ajuda em desastres, segundo a a CNN.

Alguns dos centros de evacuação são enormes e podem abrigar até cinco mil pessoas, segundo noticiou o New York Times. Tantas pessoas reunidas em um só lugar eleva o risco de contaminação por coronavírus. Moradores em áreas de risco estão recusando o pedido do governo para sair de suas casas porque têm medo de contrair a Covid-19.

No estado indiano de Odisha, no leste, cerca de 150 mil pessoas foram evacuadas. Pradeep Jena, comissário de ajuda local, disse que 36 equipes de resposta a desastres foram alocadas em todo o estado para limpar estradas que estejam bloqueadas por causa das quedas de árvores e verificar avarias na infraestrutura elétrica.

Segundo o Departamento de Meteorologia da Índia, o ciclone Amphan já começou o processo de aterrissagem, que deve durar até o fim da tarde (perto do meio-dia no Brasil).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]