• Carregando...
Eleitora vota em escola primária de Herndon, Virginia (Imagem: Samuel Corum/Getty Images North America/AFP).
Eleitora vota em escola primária de Herndon, Virginia (Imagem: Samuel Corum/Getty Images North America/AFP).| Foto: AFP

Matéria atualizada às 23h16.

Teve início, por volta das 21h (horário de Brasília) desta terça-feira (3), a apuração dos votos da Superterça, data crucial para as eleições dos Estados Unidos. Eleitores de 14 estados do país, além da Samoa Americana, foram às urnas para escolher o nome do Partido Democrata que eles querem que enfrente Donald Trump no pleito presidencial, marcado para novembro.

Votaram eleitores de Vermont, Virgínia, Carolina do Norte, Alabama, Arkansas, Colorado, Maine, Massachusetts, Minnesota, Oklahoma, Tennessee, Texas, Utah e Califórnia.

Por enquanto, Joe Biden venceu em Virgínia, com mais de 50% dos votos. Projeções indicam que o vice-presidente da gestão Barack Obama também deve vencer na Carolina do Norte, no Alabama e em Oklahoma. Já a vitória de Bernie Sanders é tida como certa em Vermont, seu estado natal, e no Colorado. Estão em jogo nesta Superterça, ao todo, 1.357 delegados, de um total de 3.979 - são necessários 1.991 para conquistar a nomeação do partido.

Em relação às primárias realizadas nas últimas semanas, em Iowa, New Hampshire, Nevada e Carolina do Sul, Sanders somou 58 delegados contra 50 de Biden. Já Elizabeth Warren, que ainda está na disputa, conseguiu oito.

Por que a data é importante?

Por mais que o número de delegados em jogo na Superterça não seja decisivo para cravar o candidato que vai disputar as eleições no fim do ano, a data é um excelente termômetro para as prévias que virão a seguir, podendo sacramentar ou enterrar definitivamente uma candidatura. Tanto em 2008 quanto em 2016 os democratas que saíram à frente na Super Terça foram os nomes do partido no pleito presidencial - Barack Obama e Hillary Clinton.

A disputa ficou ainda mais interessante depois da desistência de Pete Buttigieg, jovem ex-prefeito da cidade de South Bend, em Indiana, que venceu em Iowa e registrou um bom desempenho em New Hampshire, e de Amy Klobuchar, senadora pelo Minnesota. Ambos declararam apoio a Biden, a fim de unificar os eleitores da ala mais moderada do partido. Além disso, entra oficialmente nas prévias do Partido Democrata desta terça-feira (3) o ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]