• Carregando...
eleições eua pandemia
Pessoas esperam na fila para votar nas eleições primárias presidenciais democratas em Wisconsin| Foto: KAMIL KRZACZYNSKI/AFP

A Suprema Corte de Wisconsin, nos EUA, suspendeu nesta quarta-feira (13) o decreto do governo estadual que prolongaria o isolamento social para conter a propagação do novo coronavírus.

Com quatro votos a favor e três contra, a justiça estadual decidiu que aumentar o período de confinamento é "ilegal, inválido e inaplicável", porque a decisão deve ser analisada pelo Congresso de Wisconsin e não ordenada em um decreto emitido pela secretaria de Saúde.

Com a decisão, várias restrições de circulação impostas para conter a Covid-19 foram retiradas, inclusive as ordens sobre aglomerações, viagens e funcionamento de empresas, bares e restaurantes. Porém, as escolas continuarão fechadas e os governos municipais podem impor suas próprias regras para lidar com a pandemia.

A decisão da Suprema Corte de Wisconsin atendeu a um pedido dos legisladores republicanos do estado. Eles dizem estar confiantes de que as empresas possam reabrir de forma segura se seguirem as orientações de distanciamento e higiene. O governador de Wisconsin, o democrata Tony Evers, criticou a decisão, dizendo que ela coloca em risco a saúde pública e a vida.

Evers tinha decretado isolamento em todo o estado no fim de março. A ordem deveria expirar em 24 de abril, mas havia sido renovada até 26 de maio. Wisconsin é o primeiro estado americano onde a justiça reverte um decreto de isolamento do governo. Também realizou as primárias presidenciais no mês passado, após pressão dos parlamentares republicanos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]