i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Mistério na Coreia do Norte

Surgem mais indícios de que Kim Jong-un estaria vivo

    • Gazeta do Povo
    • 29/04/2020 07:39
    kim jong un
    Imagem de satélite de 15 de abril mostra a cidade resort de Wonsan, onde o trem de Kim Jong-un estaria parado.| Foto: Reprodução/38 North/AFP

    O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, poderia estar se protegendo da pandemia do novo coronavírus, afirmaram autoridades dos Estados Unidos e da Coreia do Sul nesta semana ao tentar explicar o sumiço do líder norte-coreano, que não aparece em público desde 11 de abril e faltou a uma importante cerimônia para o país no dia 15. Novas imagens de satélite divulgadas nesta terça-feira (28) parecem corroborar a versão de que ele está na costa leste da Coreia do Norte.

    O ministro da Unificação da Coreia do Sul, Kim Yeon-chul, disse nesta terça que era razoável presumir que Kim Jong-un decidiu não atender ao evento por precaução. "Temos capacidade de inteligência que nos permite dizer com confiança que não há sinais incomuns [na Coreia do Norte]", disse Kim Yeon-chul em uma audiência parlamentar, que disse ainda que os boatos em torno da morte do ditador são "fake news".

    Autoridades dos Estados Unidos disseram à Reuters que acreditavam que Kim havia sido levado em seu trem particular para a cidade turística de Wonsan, na costa leste, para se proteger do vírus. Porém, eles ponderam que a saúde e a localização de Kim são segredos bem guardados e é difícil obter informações confiáveis ​​na Coreia do Norte.

    A Coreia do Sul já havia afirmado, no fim de semana, que Kim poderia estar na região de Wosan, desde 13 de abril. Logo depois, o site americano 38 North, especializado em Coreia do Norte, apresentou imagens de satélite que mostravam o que parecia ser o trem especial de Kim parado em uma estação em Wonsan desde pelo menos 21 de abril. A presença do trem, segundo o 38 North, não prova o paradeiro do líder norte-coreano nem indica nada sobre sua saúde, mas dá peso aos relatos de que Kim está em uma área de elite na costa leste do país.

    Novas imagens de satélite

    Nesta terça-feira (28), outras imagens de satélite, compiladas pelo site de monitoramento NK PRO, mostraram movimentação de barcos de luxo na região de Wonsan, na costa leste do país e onde fica um complexo à beira-mar com praia particular, quadra de basquete e estação de trem privada. Os barcos que se movimentaram geralmente são usados pelo ditador e pessoas próximas a ele, o que pode ser mais um indício de que Kim esteja abrigado lá.

    "Uma análise extensa mostra que movimentos semelhantes de barcos de lazer em uma vila exclusiva em Wonsan e em uma ilha próxima à península de Kalma se assemelham às aparições públicas de Kim na área em cada meia dúzia de casos desde o último verão, e muitas outras que datam de 2013", informou.

    Porém, alguns analistas sugerem que a movimentação do trem e dos barcos possa ser uma encenação de que Kim estaria de férias quando, na realidade, estaria em isolamento para se proteger do coronavírus. Jiro Ishimaru, que opera uma rede de cidadãos jornalistas na Coreia do Norte, disse ao britânico The Guardian que não acredita que Kim esteja morto, mas que é possível que ele próprio ou pessoas ao seu redor tenham sido infectados pelo novo coronavírus e que agora ele estaria se protegendo.

    A Coreia do Norte, que fechou suas fronteiras com a China e colocou milhares de cidadãos em quarentena ainda no início da epidemia, não admite nenhum caso de Covid-19. Na semana passada, o representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Coreia do Norte, Edwin Salvador, disse que 740 norte-coreanos foram testados para a doença, mas que nenhum caso foi confirmado. Na sexta-feira, porém, a agência de notícias Reuters informou que a China enviou uma equipe com especialistas médicos para aconselhar Kim Jong-un.

    Nesta quarta-feira, mais uma vez, nenhum meio de comunicação estatal da Coreia do Norte divulgou novas imagens do ditador.

    Rumores sobre a morte de Kim começaram a surgir depois que o ditador não compareceu em um dos eventos mais importantes para a Coreia do Norte, a cerimônia que comemora o aniversário do falecido fundador do país e avô de Kim, Kim Il-sung, em 15 de abril.

    No início da semana passada, a CNN divulgou uma reportagem afirmando que o ditador havia passado por uma cirurgia cardíaca e que corria risco de vida. Uma fonte do governo americano disse à CNN que os Estados Unidos estão monitorando as informações sobre a saúde de Kim, mas que é difícil avaliar a gravidade do caso.

    5 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 5 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

    • C

      Celito Medeiros

      ± 7 horas

      Kim gastou milhões em publicidade de seu governo, de si mesmo e da rebeldia com o sistema de uns países terem a bomba atômica e o impedirem do mesmo direito. A Proibição de USO de Armas químicas, biológicas, digitais e atômicas não faz referência a ter, mas em não usar. Duvido que existam muitos que sabem de ONDE e de QUEM partiu esta ORDEM, que todos os mandatários e Instituições aceitaram sem reservas... Penso que sei. Bem, agora com este sumiço, KIM não precisou gastar nada para seu nome ser manchete mundial.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • V

        Vitor Chvidchenko

        ± 8 horas

        Essas ditaduras são mestres em fazer isso, esconder durante o máximo de tempo possível quando o seu líder falece. Lembra do Hugo Chavez? Lembra do Costa e Silva, que já estava mais morto do que vivo, e divulgaram uma foto dele, meio de lado, meio de costas, deitado, com o título "O Presidente se recupera" (!!). Ditaduras são assim mesmo. Na URSS, eles até retocavam fotos, quando um político estava gravemente doente, para dar impressão de que ele estava saudável (fizeram isso até com Boris Yeltsin, caso alguém aqui não se recorde - o cara já estava mal para caramba e divulgaram uma foto dele toda retocada, para parecer que ele estava saudável). Enfim... vamos aguardar os próximos capítulos.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • V

          Vitor Chvidchenko

          ± 8 horas

          Aliás, corrigindo (lembrei agora): Costa e Silva não estava deitado na foto, estava sentado numa cadeira (botaram ele sentado ali, é claro). A foto pegava ele meio de costas, meio de lado. O cara já estava praticamente morto e sentaram ele na cadeira para tirar foto. Aliás, fizeram isso com o Tancredo também. A lista é longa....

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • M

        Mário Kume

        ± 9 horas

        Se estiver morto melhor para o mundo. Se estiver vivo, esqueça-o...

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • J

          JOSMAR PORTUGAL VAZ

          ± 12 horas

          Esses comunistas corruptos e assassinos tem uma vida de luxo , cheia de mordomias extremas , cercado de seguranças enquanto o povão da Coreia do Norte passa fome e come brossa. Ontem , o mega bandido Luladrão, o homem mais corrupto do planeta que afundou a nossa economia que foi libertado pelo nosso stf minúsculo e corrupto, passeava em Portugal e exigia maiores poderes para a ONU . Provavelmente, pensando , como bandido que ele é, ser um futuro presidente daquela entidade e criar aqui no nosso país , dentro de terras indígenas ,uma república comunista. É sempre bom lembrar ,que esse passeio em Portugal está sendo financiado pelo povo brasileiro, ou seja, nós.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          Fim dos comentários.