• Carregando...
O local do atentado em Estocolmo se tornou um memorial às vítimas do ataque. | Jonathan Nackstrand/AFP
O local do atentado em Estocolmo se tornou um memorial às vítimas do ataque.| Foto: Jonathan Nackstrand/AFP

O suspeito do atentado que deixou quatro mortos e 15 feridos na sexta-feira em Estocolmo é um uzbeque de 39 anos conhecido dos serviços de inteligência suecos, anunciaram as autoridades neste sábado. “É um homem de 39 anos do Uzbequistão”, declarou, em uma coletiva de imprensa, a polícia sueca a respeito de um homem detido depois do ataque. Os serviços de inteligência conheciam o indivíduo em questão, disse um de seus responsáveis, Anders Thornberg, sem informar qual crime o suspeito havia cometido.

A polícia também indicou ter encontrado um artefato suspeito no caminhão utilizado na véspera para lançar o atentado. “Encontramos um artefato no veículo”, declarou em uma coletiva de imprensa o chefe da polícia sueca, Dan Eliasson. “Até o momento, não podemos dizer se é uma bomba ou um artefato inflamável”, afirmou.

O que se sabe até o momento

A arma: Um caminhão avançou contra os pedestres pouco antes das 10h, (horário de Brasília), perto de uma loja de departamentos, na junção entre uma das mais movimentadas ruas de pedestres da capital, Drottningsgatan, e uma das principais artérias da cidade, Klarabergsgatan. Depois, o veículo se chocou contra a fachada da loja. Uma espessa nuvem de fumaça começou a sair do local. “Fez o mesmo ruído que uma bomba que explode e começou a sair fumaça da entrada principal” da grande loja de departamento Åhléns, disse uma testemunha no local, Leander Nordling, 66 anos, ao jornal sueco Aftonbladet. O local foi isolado rapidamente pela polícia e vários helicópteros sobrevoaram o centro da cidade. O autor do atentado roubou o caminhão aproveitando “uma entrega em um restaurante”, declarou uma porta-voz da transportadora Spendrups, Rose-Marie Hertzman.

As vítimas: O ataque deixou quatro mortos e 15 feridos, nove deles em estado grave, incluindo crianças.

A repercussão: “A Suécia foi atacada”, declarou o primeiro-ministro Stefan Lövfen aos meios de comunicação locais. “Tudo aponta para um atentado terrorista”, acrescentou. “Os terroristas querem que tenhamos medo, querem que mudemos nossos hábitos, querem que não vivamos nossa vida normalmente. Mas isso é o que vamos fazer. Os terroristas não poderão derrotar a Suécia. Nunca”, lançou o primeiro-ministro em uma coletiva de imprensa. Neste sábado, Estocolmo estava de luto, com a bandeira a meio mastro no palácio real, na sede do governo, no parlamento e na prefeitura.

Os suspeitos:Durante a investigação, a polícia sueca deteve duas pessoas. Um uzbeque de 39 anos, simpatizante do grupo extremista Estado Islâmico (EI), detido na tarde de sexta-feira em Märsta, 40 km ao norte de Estocolmo, suspeito de conduzir o caminhão, ficou em prisão preventiva à disposição da Justiça. Outro homem, detido na noite de sexta-feira em um subúrbio de Estocolmo, pode estar vinculado ao uzbeque, segundo fontes policiais citadas pela televisão pública SVT.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]