• Carregando...

Tevê exibe imagens de seqüestrados

Cabul – A emissora árabe de tevê Al Jazeera exibiu ontem um vídeo que mostra vários dos sul-coreanos mantidos como reféns por insurgentes do grupo radical islâmico Taleban, no Afeganistão. A emissora não informou como obteve o vídeo, cuja autenticidade não pôde ser confirmada imediatamente. "A Al Jazeera conseguiu imagens mostrando os reféns coreanos mantidos pelo movimento (Taleban) com uma fonte de fora do Afeganistão", disse um jornalista da emissora, sem dar detalhes.

As imagens mostraram ao menos sete mulheres usando véus na cabeça de acordo com a lei islâmica – quatro sentadas no chão, de olhos fechados ou olhando para baixo, e as demais paradas perto de homens em trajes afegãos, aparentemente guerrilheiros.

O rosto de um homem asiático também vestindo tradicionais trajes afegãos foi mostrado, mas não ficou claro se ele era refém ou insurgente. O vídeo aparentemente foi gravado por um cinegrafista amador.

Cabul – Militantes do Taleban mataram ontem mais um dos 23 reféns sul-coreanos seqüestrados no último dia 19, disse um porta-voz do grupo radical islâmico.

"Atiramos em um refém às 18h30 (11 horas de Brasília), pois o governo de Cabul não ouviu nossas exigências", disse Qari Yousuf Ahmadi, porta-voz do Taleban, por telefone.

"Os governos afegão e coreano estão mentindo e nos enganando. Eles não atenderam à promessa de libertar os prisioneiros taleban", disse o porta-voz. Ele advertiu que o Taleban matará mais reféns se Cabul não soltar alguns de seus combatentes que estão em prisões afegãs. Nos últimos dias, o Taleban deu vários ultimatos, mas ontem não fixou um novo prazo para que suas exigências sejam atendidas. Não estava claro se o governo afegão estava considerando libertar algum militante. No domingo, um funcionário afegão de alto escalão disse que a força seria usada para resgatar os reféns se as conversações fracassassem.

Segundo Ahmadi, o corpo do refém foi jogado na beira da estrada. O porta-voz taleban disse que o refém morto ontem se chamava Sung sin, nome parecido com o de Shim Sung-Min, de 29 anos, um dos membros do grupo seqüestrado. O governador da Província de Ghazni, Marajudin Pathan, informou que a polícia estava procurando pelo corpo. "Ghazni é uma vasta área e realmente não sabemos onde o corpo está", disse.

O Taleban seqüestrou o grupo de 23 missionários cristãos sul-coreanos – entre eles 18 mulheres – na Província de Ghazni, quando eles seguiam de ônibus da capital, Cabul, para a cidade sulista de Kandahar. Um dos reféns, Bae Hyung-kyu, de 42 anos, foi morto na quarta-feira com dez tiros na cabeça, costas e estômago. O corpo do pastor e líder do grupo chegou ontem à Seul, capital sul-coreana. Seu irmão, Bar Shin-kyu, disse à imprensa que a família não realizará o funeral até que os outros reféns sejam libertados.

Na sexta-feira, uma das reféns falou por telefone com um jornalista afegão e disse que o grupo havia sido separado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]