• Carregando...

Três tanques sírios entraram em uma área desmilitarizada em Golan Heights, levando Israel a reclamar com forças de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou um porta-voz do Exército. A incursão seria a primeira violação em 40 anos e eleva as preocupações de que a violência da guerra civil da Síria poderia esquentar na tranquila fronteira.

"As forças de defesa israelenses registraram uma reclamação junto à força (de paz) da ONU na área", disse a porta-voz. Ela não tinha informações sobre o que os tanques estavam fazendo.

A mídia israelense disse que os tanques estavam envolvidos em uma batalha no vilarejo sírio de Beer Ajam contra rebeldes que pretendem derrubar o presidente Bashar al-Assad.

Israel está tecnicamente em guerra com a Síria, mas tem tomado uma linha de cautela na crise de seu vizinho árabe. Morteiros sírios sem direção atingiram Israel em setembro, fazendo com que o país fizesse uma queixa similar nas Nações Unidas.

Israel invadiu as Colinas de Golã, um território estratégico da Síria, durante a guerra na região, em 1967. O território foi anexado em 1981 em uma medida que não foi reconhecida internacionalmente.

A resposta relativamente discreta de Israel de reclamar com a ONU sugere que o país não viu os tanques da Síria como uma ameaça imediata. Mas a entrada marca o contágio mais grave da turbulência da Síria na fronteira até agora. Bombas sírias explodiram dentro de Israel em várias ocasiões e um local turístico foi fechado temporariamente após sírios armados serem vistos recentemente nas proximidades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]