• Carregando...

O Irã anunciou neste sábado o lançamento de seu avião não tripulado com capacidade para pousos e decolagens verticais. Segundo Abas Yam, um dos integrantes da equipe que desenvolveu a aeronave, isso significa que ela não precisa de pista nem para pousar nem para decolar.

Segundo a agência local Mehr, trata-se do primeiro avião do mundo com essas características. Ele poderá ser visto durante os dez dias das comemorações que começam em 31 de janeiro em homenagem ao 34º aniversário da Revolução Islâmica .

Desde 2010, o Irã divulga o desenvolvimento de diferentes veículos aéreos não tripulados de uso militar. O último deles foi chamado de Shahed 129 e apresentado em setembro deste ano. Segundo as autoridades locais, está apto para missões de combate e reconhecimento, com autonomia de voo de 24 horas.

Submetido a um embargo internacional de armas pouco depois do triunfo da Revolução Islâmica, em 1979, e sob sanções do Ocidente em retaliação ao seu programa nuclear, Teerã investe no desenvolvimento de uma indústria armamentista própria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]