• Carregando...
Fenômeno Nate já provoca estragos em Cartago, a 25 quilômetros do Leste de San José  | EZEQUIELBECERRA/AFP
Fenômeno Nate já provoca estragos em Cartago, a 25 quilômetros do Leste de San José | Foto: EZEQUIELBECERRA/AFP

A tempestade tropical Nate se formou em alto mar, na região da costa da América Central, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. O fenômeno deve se fortalecer, pode se tornar um furacão e representa uma ameaça para Nova Orleans e outras partes da Costa do Golfo dos EUA, uma área de produção de petróleo.  Na Costa Rica, a tempestade já deixou 5 mil desalojados e ao menos três pessoas mortas. Também há cidadãos desaparecidos no país.

Nate atingiu a força de tempestade tropical próximo à costa do Nicarágua, onde pode despejar de 380 a 500 milímetros de chuva, chegando até a 760 milímetros em algumas áreas, disse o centro de pesquisas.  

Leia mais: Como o nome de um furacão é escolhido? Confira 4 respostas sobre o fenômeno que atingiu os EUA

A previsão atual mostra a tempestade cruzando a península de Yucatán, no México, no sábado (7), quando chegaria às águas do Golfo do México. De lá, a tempestade pode se fortalecer e se tornar um furacão, alcançando terra firme no domingo.  

A projeção mais recente indica que o olho de Nate pode atingir a costa da Louisiana, próximo a Nova Orleans e ao rio Mississippi, voltando-se para o oeste na terça-feira (10). O Centro Nacional de Furacões americano avisou que ainda é cedo para especificar datas, localização e magnitude dos impactos da tempestade.  

"Moradores da costa do Golfo da Louisiana até a Flórida devem monitorar o progresso desse sistema e atentar a qualquer recomendação emitida por oficiais locais", afirmou o centro.

As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]