• Carregando...
Inundação causa danos em ruas do sudeste da França. Chuvas causaram a morte de 19 pessoas. Sete ainda estão desaparecidas | REUTERS/Sebastien Nogier
Inundação causa danos em ruas do sudeste da França. Chuvas causaram a morte de 19 pessoas. Sete ainda estão desaparecidas| Foto: REUTERS/Sebastien Nogier
  • Estragos causados pela chuva na França. Já são 19 mortos

Inundações relâmpago causadas por chuvas torrenciais mataram 19 pessoas e deixaram sete desaparecidos perto da costa da França no Mar Mediterrâneo, disseram autoridades locais nesta quarta-feira.

Mais de 350 milímetros de chuva caíram em poucas horas sobre o departamento de Var, na pior tempestade a atingir o sul da França desde 1827. O sub-prefeito da região disse que 19 pessoas morreram e outras sete estavam desaparecidas.

"Draguignan foi a cidade mais atingida, com centenas de veículos sendo arrastados e diversos bairros submersos", disse o prefeito de Var, Hugues Parant.

Mais de mil pessoas buscaram abrigo em escolas e em outros prédios depois que suas casas ficaram inundadas. Helicópteros realizaram mais de 450 operações de resgate e cerca de 100 mil casas ficaram sem eletricidade.

O ministro do Interior, Brice Hortefeux, afirmou que temia que o número de mortos poderia aumentar.

Fotos divulgadas na televisão mostravam várias pessoas ilhadas em um terraço elevado de um acampamento de férias, com o terreno e construções mais baixas submersas em águas turvas.

Moradores locais disseram que as pessoas ficaram surpresas com a velocidade com que a água subiu, transformando as ruas em córregos e arrastando carros como se fossem brinquedos.

"Foi dramático", disse o prefeito de Draguignan, Max Piselli. "A cidade está em um estado terrível, com rochas, pedras, lama e carros bloqueando as ruas."

O aeroporto em Toulon, que teve de ser fechado na noite de terça-feira porque as pistas ficaram inundadas, reabriu na manhã desta quarta-feira. Serviços de trem ao longo da costa devem retomar as atividades normalmente na quinta-feira, disseram autoridades do sistema ferroviário.

A Meteo France previu mais tempestades nesta noite.

Em fevereiro, uma grande tempestade e o aumento repentino do nível do mar deixaram 53 mortos no sudoeste da França.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]