• Carregando...

Um suicida matou nesta terça-feira dezenas de pessoas no norte do Afeganistão, no que pode ser o pior ataque da história do país. Cinco parlamentares estão entre os mortos na explosão, que deixou outras 50 pessoas feridas. O ataque aconteceu em Baghlan, quando uma delegação de congressistas afegãos visitava a zona industrial da cidade, situada ao norte de Cabul.

O número de vítimas ainda é incerto. Enquanto autoridades confirmam 50 mortes, o diretor do hospital local, Khalilullah, afirma que há pelo menos 90 corpos na unidade. Se confirmada a informação do hospital, este será o pior ataque suicida da história do Afeganistão.

Entre os parlamentares mortos está o porta-voz da oposição, Mostafa Kazemi, disseram autoridades. Um grande número de pessoas acompanhava a visita da delegação no momento do ataque, inclusive crianças. O homem-bomba estava a pé, e explodiu quando o grupo entrou em uma fábrica.

- Eu vi corpos jogados nas ruas e algumas pessoas estavam roubando as armas dos soldados mortos. Crianças estavam gritando por ajuda. É como um pesadelo - disse Mohammad Rahim, morador da região, que perdeu duas primas na tragédia.

O chefe de inteligência de Baghlan, Abdurrahman Sayedkhail, disse que ainda é impossível divulgar um número exato.

- Nós temos registros de 50 mortos até agora, mas ainda há corpos nas ruas que não foram contados e alguns dos mortos já foram removidos por seus parentes - disse Sayedkhail.

Durante a invasão liderada pelos EUA em 2001, a região foi um dos mais ferrenhos bastiões defendidos pelo regime fundamentalista do Talibã.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]