• Carregando...
Equipes de resgate trabalham na cena de tiroteio em Hanau, Alemanha, 20 de fevereiro de 2020
Equipes de resgate trabalham na cena de tiroteio em Hanau, Alemanha, 20 de fevereiro de 2020| Foto: Yann Schreiber / AFP

Conteúdo atualizado às 7h10 de 20/02/2020

Um atirador deixou pelo menos nove pessoas mortas e várias feridas em Hanau, na Alemanha, na noite desta quarta-feira (19).

Tiroteios ocorreram por volta das 22 horas (18 horas em Brasília) em dois bares de shisha - estabelecimentos onde pessoas se reúnem para fumar narguilé.

Depois de horas de buscas, a polícia local informou que o suspeito foi encontrado morto em sua casa. Segundo o jornal alemão Bild, ele tinha 43 anos. No local também havia o corpo de uma outra pessoa, que, segundo informações da BBC, seria a mãe do suspeito, elevando o total de mortes para 11. Não há indicação de outro autor dos ataques, de acordo com a polícia.

As autoridades alemãs estão tratando o caso como terrorismo. Algumas disseram que há evidências de que o atirador era um extremista anti-imigração. Nos bares onde os tiroteios ocorreram, a clientela era predominantemente curda.

De acordo com o site Bild, o suspeito deixou um vídeo e uma carta de confissão, na qual fala da necessidade de destruir certos povos que não podem mais ser expulsos da Alemanha. Essa informação, porém, não foi confirmada pela polícia.

Segundo o Hessenschau, um atirador abriu fogo contra os frequentadores de um bar no centro da cidade, matando três pessoas. Testemunhas relatam terem ouvido oito ou nove tiros. Em seguida, ele se dirigiu a um segundo bar em outro bairro da cidade, onde matou cinco pessoas. Posteriormente as autoridades informaram mais uma morte.

A polícia conduziu uma grande operação de busca na cidade com apoio de um helicóptero. Uma grande área em torno dos locais dos crimes foi isolada, e policiais vigiavam os locais armados com metralhadoras.

Uma pessoa foi capturada por policiais, mas não se sabe se ela seria um dos suspeitos, relatou o Vorsprung Online, que publicou um vídeo da detenção.

Hanau fica a 25 quilômetros a leste de Frankfurt, na região oeste da Alemanha, e tem cerca de 100 mil habitantes.

Um vídeo gravado momentos após o tiroteio no bar "Midnight", o primeiro alvo dos criminosos, foi compartilhado nas redes sociais. "Alguém entrou com uma arma e matou as pessoas", descreve a testemunha que gravou o vídeo.

O narguilé, também chamado de shisha, é um tipo de cachimbo de água usado para fumar tabaco aromatizado. Bares e cafés de narguilés são muito comuns em cidades alemãs.

Conteúdo editado por:Helen Mendes
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]