• Carregando...
Manifestantes bloqueiam um carro de equipe de televisão em frente à zona ocupada de protestos de Seattle, horas após um tiroteio que deixou um morto e um ferido no mesmo local, 29 de junho de 2020
Manifestantes bloqueiam um carro de equipe de televisão em frente à zona ocupada de protestos de Seattle, horas após um tiroteio que deixou um morto e um ferido no mesmo local, 29 de junho de 2020| Foto: David Ryder/ Getty Images/ AFP

Um jovem de 16 anos foi morto e outro de 14 anos ficou gravemente ferido em um tiroteio na manhã desta segunda-feira (29) na cidade americana de Seattle, em uma área chamada pelos manifestantes de Zona Ocupada de Protestos de Capitol Hill (Chop).

A imprensa local relata que o Departamento de Polícia de Seattle recebeu várias chamadas por volta de 3 horas da manhã sobre um tiroteio em um ponto da cidade onde as barricadas colocadas pelos manifestantes ainda estão em pé.

As testemunhas disseram que um Jeep SUV que passava pela área foi alvo de tiros disparados por várias pessoas e bateu contra uma barreira de concreto que delimita a zona de protestos. Segundo a polícia, as duas vítimas provavelmente estavam dentro do carro.

Uma vítima foi transportada a um hospital em um carro particular. Outras pessoas ajudaram a levar a outra vítima para um ponto fora da zona de protestos onde estava uma equipe de médicos do Departamento de Bombeiros da cidade, que levou a vítima para o hospital. Os dois rapazes, que são negros, chegaram no local em condições críticas.

O rapaz de 16 anos morreu no hospital e o de 14 anos continua internado.

"Basta", disse a chefe da polícia de Seattle, Carmen Best, em entrevista coletiva. "Precisamos ser capazes de entrar na área novamente", disse Best, que descreveu o caso de violência como "perigoso e inaceitável".

A chefe de polícia disse que os casos de violência estão ofuscando a mensagem de justiça racial que os manifestantes tentam promover. "Dois afro-americanos estão mortos, em um lugar onde eles alegam estar trabalhando pelo Black Lives Matter [Vidas Negras Importam]. Mas eles se foram. Estão mortos agora", disse Best.

A polícia local disse em comunicado que detetives fizeram uma busca por evidências no Jeep mas a cena do crime havia sido claramente alterada.

Esse é o segundo caso de tiroteio que termina em morte nos últimos dez dias na zona ocupada, onde uma delegacia de polícia precisou ser abandonada no início do mês em meio aos protestos que pedem por reformas policiais. Em 20 de junho, um homem de 19 anos morreu e outro de 33 anos ficou ferido em um tiroteio no local.

Na semana passada, a prefeita de Seattle, Jenny Durkan, disse que a cidade começaria a tentar desmontar a zona ocupada. Funcionários da cidade tentaram remover as barreiras na sexta-feira passada mas pararam depois de protestos dos manifestantes.

O presidente Donald Trump fez repetidas críticas à zona de protestos de Seattle, assim como à prefeitura e ao governo local. Nesta segunda-feira, Trump tuitou que "saqueadores, agitadores, anarquistas" se recusam a deixar a zona Chop. "Eles têm zero respeito pelo governo, pela prefeita de Seattle ou pelo governador de Washington", completou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]