• Carregando...
Antonio Márquez é considerado o melhor bailarino de flamenco da atualidade | Divulgação/Verinha Walflor
Antonio Márquez é considerado o melhor bailarino de flamenco da atualidade| Foto: Divulgação/Verinha Walflor

Seul – Dois trens cruzaram ontem a fronteira entre Coréia do Norte e Coréia do Sul, pela primeira vez desde a guerra entre os dois países, que ocorreu entre 1950 e 1953. Um trem, procedente do Sul, cruzou a linha de demarcação militar às 12H17 local (00H17 Brasília), de acordo com imagens ao vivo exibidas por uma emissora de televisão sul-coreana. Pouco depois, outro trem, proveniente da Coréia do Norte, cruzou a zona desmilitarizada que separa os dois países. Cada trem transportava 100 sul-coreanos e 50 norte-coreanos.

"Abre-se um novo capítulo para a paz na história da Coréia", declarou o ministro sul-coreano da Unificação, Lee Jae-Joung. "Será um antecedente para superar o legado da Guerra Fria, derrubando o muro da divisão", acrescentou.

Seu colega norte-coreano, Kwon Ho-Ung, em uma aparente referência aos Estados Unidos, afirmou que a divisão foi "forçada pelas forças estrangeiras". O ministro de Pyongyang acrescentou que os dois lados tentarão "garantir que o trem da reunificação conduzido pelo Norte e o Sul siga adiante em favor da paz e da solidariedade".

O fato é considerado um símbolo da reconciliação entre Seul e Pyongyang, que em tese permanecem em guerra, diante da ausência de um tratado de paz.

As duas viagens de ontem, no entanto, foram apenas um teste, já que a ditadura norte-coreana se recusou a estabelecer uma garantia de segurança para a criação de uma linha regular.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]