• Carregando...
Retórica unilateralista e protecionista domina a agenda do presidente norte-americano Donald Trump na esfera internacional | T.J. Kirkpatrick/Bloomberg
Retórica unilateralista e protecionista domina a agenda do presidente norte-americano Donald Trump na esfera internacional| Foto: T.J. Kirkpatrick/Bloomberg

A agenda internacional do presidente norte-americano, Donald Trump, é marcada pelo unilateralismo. O acordo nuclear com o Irã foi só mais um tratado do qual ele se retirou desde que chegou à Casa Branca, em janeiro de 2017. Os outros foram o Tratado de Associação Transpacífica (TPP) e do Acordo de Paris sobre o clima.

A retirada do Tratado de Associação Transpacífica 

Dias após a sua posse, Trump anunciou a retirada da maior economia mundial do TPP, que tinha sido endossado pelo seu antecessor, Barack Obama, como contrapeso à crescente influência política e econômica chinesas. A justificativa de Trump era o de proteger os interesses dos trabalhadores americanos 

O acordo, que foi assinado em março de 2018 por 11 países, reduz as tarifas e estabelece novas regras de comércio internacional em um mercado que envolve mais de 500 milhões de pessoas e um sétimo da economia global.

Leia mais: A morte do TPP: os perigos de fechar-se ao mundo

Mas Trump admitiu em abril a possibilidade de voltar ao acordo. O objetivo seria o de conter a crescente influência chinesa na economia e política mundial. 

A saída do Acordo de Paris sobre o Clima 

Em junho de 2017, os Estados Unidos anunciaram a sua decisão de sair do Acordo de Paris sobre o clima. Ele objetiva a adoção de medidas para tentar conter o aquecimento global e que conta com a adesão de 195 países. 

O argumento de Trump para a retirada foi econômico. Segundo ele, o acordo é uma barreira burocrática, que impede a expansão industrial e favorece economias como as da China e da Índia.

Leia mais: O vaivém dos Estados Unidos com o Acordo de Paris

Assim como no TPP, Trump admite a possibilidade de voltar a aderir ao Acordo de Paris sobre o Clima. Porém, ele faz uma restrição: só quando cláusulas econômicas consideradas justas para os Estados Unidos forem adotadas. 

O acordo nuclear com o Irã 

Apesar de esforços e clamores contrários, Trump anunciou nesta terça-feira (8) a retirada dos EUA do acordo nuclear com o Irã, firmado em 2015 entre sete países. 

O presidente americano declarou que considera o acordo "desastroso" e "uma grande ficção", e acusou o Irã de ser "o principal Estado patrocinador do terrorismo", dando apoio a grupos como o Hamas, Hezbollah, Talibã e a Al Qaeda. 

Trump declarou que considera o acordo "insano" e "um desastre", já que ele não contemplou o programa de mísseis balísticos do Irã, que continua a operar, nem lidou com a intervenção do país nas guerras da Síria e do Iêmen. 

Leia mais: ï»¿O que é o acordo nuclear com o Irã e por que ele é criticado?

A retirada dos EUA não significa que o pacto, cujo objetivo é frear o programa nuclear do Irã, tenha se extinguido. Líderes dos outros seis países que integram o combinado devem reiterar sua permanência e traçar novas estratégias para lidar com a ameaça nuclear iraniana. 

Mesmo assim, o líder norte-americano considera que estar "pronto e aberto" às tratativas para um novo acordo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]